Reitora da UFSCar participa da 87ª sessão do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu
Nos dias 30 de junho a 2 de julho, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, participou da 87ª sessão do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e da reunião do Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES). As atividades ocorreram em Montevidéu, capital do Uruguai, e contaram com a presença de reitores e representantes de universidades públicas que compõem a AUGM - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Colômbia. O Seminário Internacional "Universidade, Sociedade e Estado", marcou a abertura do Conselho de Reitores com uma programação voltada a debates sobre integração universitária e desenvolvimento científico no contexto latino-americano.
A cerimônia de abertura do seminário, realizado em 30 de junho, foi conduzida pelo reitor da Universidade da República (Udelar), Álvaro Mombrú, pelo presidente da AUGM e reitor da Universidade Nacional de Concepción (UNC), Clarito Rojas, pelo ministro da Educação e Cultura do Uruguai, José Carlos Mahía, e pela diretora de Cooperação Institucional e Internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dalila Andrade Oliveira. Na ocasião, Álvaro Mombrú deu as boas-vindas aos presentes e destacou o crescimento contínuo da AUGM desde sua fundação em 1991, que passou de oito para mais de cinquenta universidades participantes. Ele também enfatizou a importância de ampliar o acesso à universidade e fortalecer os espaços de cooperação regional.
A programação do primeiro dia contou com cinco painéis temáticos, que abordaram questões centrais para o presente e o futuro do ensino superior na América Latina. As discussões contemplaram desde o papel das universidades públicas frente aos contextos políticos nacionais, com uma análise conduzida a partir de associações, redes e consórcios universitários, até os impactos das transformações educacionais sobre o desenvolvimento regional e os avanços científicos. Também esteve em pauta a política de alianças e cooperação universitária, destacando o papel estratégico das redes e espaços acadêmicos regionais na construção de parcerias interinstitucionais duradouras.
No painel “Integração Regional, Espaço Comum do Conhecimento e o Papel das Universidades Públicas”, mediado pela Reitora Ana Beatriz, Dalila Andrade, apresentou o Programa de Cooperação Científica José “Pepe” Mujica, iniciativa que nasceu de propostas apresentadas por reitores da AUGM e das visões regionais do ex-presidente uruguaio. Com apoio do governo brasileiro, o programa prevê um investimento de aproximadamente um milhão de dólares até 2030, direcionado ao fortalecimento de redes temáticas de pesquisa, intercâmbio acadêmico, projetos bilaterais, uso compartilhado de infraestrutura científica e realização de eventos entre universidades da América Latina. O programa se dedicará a abordar temas considerados estratégicos e prioritários, como as mudanças climáticas, a saúde pública, a biotecnologia, as energias renováveis e a inteligência artificial, reforçando o compromisso das instituições com o avanço científico e a integração latino-americana.
No segundo dia de programação da 87ª sessão do Conselho de Reitores da AUGM, 1º de julho, os participantes discutiram acordos estratégicos para a expansão e a consolidação das áreas de atuação da rede. Entre os principais compromissos firmados, destacou-se o convênio entre a AUGM e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com foco na promoção de pesquisas conjuntas na região. Além disso, foi assinada uma parceria com o Ministério do Turismo do Uruguai, reforçando o compromisso interinstitucional com o desenvolvimento científico, educacional e cultural dos países membros.
Para a Reitora da UFSCar, "as reuniões do Conselho de Reitores da AUGM são sempre muito produtivas, o que reafirma o quanto a Associação vem se consolidando como um espaço de intensa troca e colaboração entre os países da América Latina. Neste encontro, conseguimos discutir questões muito importantes, entre elas o aprimoramento das ações da AUGM em seus núcleos e comitês. Com o apoio do governo brasileiro, avançamos em programas estratégicos para estimular redes de pesquisa e seguir incentivando a mobilidade, que é um ponto muito forte da AUGM", destacou Ana Beatriz de Oliveira.
No último dia de debates, 2 de julho, a Reitora participou da reunião do Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), atualmente presidido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O Conselho Diretivo do ENLACES promoveu uma atividade aberta que discutiu estratégias de atuação conjunta de países latino-americanos e caribenhos na defesa da Educação Superior, que está sempre em disputa no cenário mundial.