Reitora da UFSCar participa de reunião com a Ministra das Mulheres no Conselho Pleno da Andifes

Em sua primeira reunião como Vice-Presidente da Andifes, Ana Beatriz de Oliveira se reúne com a Ministra Márcia Lopes e participa de seminário sobre a Política Nacional de Educação Superior.

Entre os dias 18 e 21 de agosto, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e nova Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Beatriz de Oliveira, esteve em Brasília onde participou de diferentes atividades, entre elas da reunião do Conselho Pleno da Andifes, do encontro com a Ministra de Estado das Mulheres, Márcia Lopes, e do Workshop Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação, representando a ANDIFES.

A 182ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada nos dias 20 e 21 de agosto, iniciou-se com o Seminário “Política Nacional de Educação Superior” (PNEDS), que reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), gestores e gestoras e lideranças acadêmicas para discutir estratégias e caminhos para o fortalecimento das instituições públicas de ensino superior. Esta foi a primeira reunião do Conselho Pleno desde que a nova presidência da Associação foi eleita (link externo).

No seminário, que contou com a relatoria da Reitora da UFSCar, a coordenadora-geral da Sesu/MEC, Lucia Pellanda, apresentou os objetivos principais da política: promover o desenvolvimento de indicadores que contribuam para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação; elaborar um diagnóstico que capte os desafios e demandas da educação superior; e alinhar o ensino superior federal a outras estratégias voltadas para o crescimento e desenvolvimento do país.

Também participou do seminário o coordenador do Projeto Métricas, da Universidade de São Paulo (USP), professor Jacques Marcovitch, com o objetivo de dialogar a respeito da capacitação de gestores realizada pelo projeto, que visa fornecer ferramentas para analisar mais criticamente o uso de métricas e promover uma gestão universitária mais efetiva e estratégica. Além de Marcovitch, a Vice-Reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Lia Rita Azeredo Bittencourt, e o Reitor do Centro Universitário IESB, Luiz Cláudio Costa, também participaram do debate.

Ainda no primeiro dia de atividade do Conselho Pleno, 20 de agosto, reitoras e vice-reitoras se encontraram com a Ministra de Estado das Mulheres. Na ocasião, Márcia Lopes ressaltou a relevância de incorporar temas ligados à equidade de gênero nos programas educacionais, desde a educação infantil até os cursos de pós-graduação, como forma de fomentar transformações culturais profundas e duradouras.

“A gente tem que assegurar a entrada desse conteúdo nos currículos. Isso muda a visão, muda a formação. Uns vão entrar por aqui e sair por ali, mas não tem problema: nosso papel é cumprir nossa função, nossa missão. Precisamos também de políticas de igualdade de gênero dentro da política universitária, em relação a estudantes, docentes, técnicos e trabalhadores”, afirmou a Ministra.

Lopes também destacou a importância de fortalecer a parceria com as universidades federais na promoção da igualdade de gênero, propondo a implementação de projetos de extensão em colaboração com o Ligue 180. A proposta inclui o uso estratégico dos meios de comunicação universitários, como rádios e canais de televisão, para ampliar a divulgação e a conscientização sobre o tema. Segundo ela, a iniciativa visa dar maior visibilidade às ações já desenvolvidas pelas instituições, potencializar seu impacto e estimular a criação de novas práticas voltadas à equidade de gênero no ambiente acadêmico.

O segundo dia da 182ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes também contou com a presença da Ministra Márcia Lopes, que deu continuidade às reflexões realizadas na noite do dia 20 com as reitoras e vice-reitoras. Na sequência, o coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Evandro Rodrigues de Faria, apresentou uma análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. A partir da exposição dos dados, o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, reiterou os esforços do Ministério da Educação para a recomposição orçamentária das universidades.

A reunião ordinária se encerrou com a presença da coordenadora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Elisa Prieto, para dialogar sobre a importância da ampliação da produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. A coordenadora reforçou a necessidade da construção de ações conjuntas entre as instituições e do fortalecimento da capacidade de resposta a emergências e crises sanitárias. As reitoras e os reitores presentes manifestaram apoio às propostas, reafirmando o protagonismo das instituições federais como parceiras fundamentais na formulação de políticas públicas de saúde e no fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão.


Workshop Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação

Antecedendo a Reunião Extraordinária do Conselho Pleno, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira representou a Andifes no Workshop Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação, realizado no Ministério da Educação. O encontro reuniu gestores e especialistas da área da educação de todo o país para debater temas como a Política Nacional de Dados da Educação e o Referencial para Uso e Desenvolvimento Responsáveis de IA na Educação, previsto no Plano Brasileiro de IA e no Plano de Transformação Digital do MEC.

O encontro teve como foco os processos de obtenção, circulação e aplicação apropriada de dados educacionais e o estabelecimento de parâmetros e orientações para a incorporação ética e consciente da tecnologia, tanto nas práticas pedagógicas quanto na elaboração de estratégias públicas voltadas ao setor.