Reitora da UFSCar participa de seminário sobre promoção da equidade de gênero na UFOP

O evento, organizado pela Andifes, discutiu a igualdade de gênero e o papel das universidades na transformação social

A Reitora Ana Beatriz de Oliveira participou, na última quarta-feira, 22 de janeiro, do seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção de Equidade de Gênero nas Universidades Federais”, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento fez parte das atividades da 203ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes e foi realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), universidade referência nas políticas de equidade de gênero. A atividade teve como objetivo discutir a equidade de gênero e diversidade, as políticas universitárias e das agências de fomento voltadas para a temática, a autonomia universitária e o direito à educação. 

No período da manhã, reitoras e vice-reitoras das universidades federais associadas à Andifes se reuniram para compartilhar boas práticas e desenvolver estratégias para avançar na promoção da equidade de gênero. A partir das discussões da reunião, as gestoras iniciaram a elaboração da Carta de Ouro Preto, documento que abordará questões importantes sobre a temática. A Reitora Ana Beatriz,que participou no apoio à organização do seminário e está trabalhando na elaboração da carta, avaliou a reunião de forma positiva: “foi possível identificar os avanços que tivemos na UFSCar nos últimos quatro anos e ter referências importantes para que sigamos avançando, sobretudo na questão do ingresso docente, da permanência (de todas as categorias) e das políticas de combate e prevenção da violência”.

As mesas se iniciaram no período da tarde e contaram com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Maria Evaristo dos Santos, a presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, a Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Andrea Latgé, a coordenadora da Ouvidoria Feminina da UFOP, Flávia Máximo, a auditora do Tribunal de Contas da União (TCU), Wanessa Mello, a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. Quatro temas foram discutidos durante o seminário: autonomia constitucional, direito à educação, igualdade de gênero e políticas universitárias para promoção da equidade de gênero. 

Além do seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção de Equidade de Gênero nas Universidades Federais”, a 203ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes discutiu outros temas importantes: o Sistema de Seleção Unificada SiSU e o ingresso nas universidades, a situação orçamentária das instituições federais de ensino superior, as normas de gestão de pessoas, o reajuste salarial, a criação de cargos e os programas de liderança da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior.  (DIFES), vinculada à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).