Reitora da UFSCar representa ANDIFES no “Encontro Universitário México-Brasil”
Entre os dias 3 e 6 de setembro, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, integrou a missão promovida pela Associação Nacional de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (ANDIFES) para o “Encontro Universitário México-Brasil”, realizado na Cidade do México, e participou de visitas técnicas em instituições de ensino superior do México.
O “Encontro Universitário México-Brasil” reuniu representantes da ANDIFES, da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México (ANUIES), do Ministério da Educação Pública do México (SEP) e do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), e teve como objetivo fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e cultural entre os dois países.
Durante a reunião, ANUIES e ANDIFES, representada pela Reitora da UFSCar e vice-presidenta da Associação Brasileira, assinaram um convênio de cooperação que cria a Cátedra Brasil-México, uma iniciativa que visa ampliar os horizontes de internacionalização dos dois países, além de estabelecer alianças estratégicas em temas como inovação, sustentabilidade e compromisso social. Os participantes do “Encontro Universitário México-Brasil” elaboraram um documento que reúne intenções, metas e estratégias para os próximos dois anos, a fim de avançar de forma prática no fortalecimento das relações institucionais entre as universidades mexicanas e federais brasileiras.
A missão também contemplou visitas técnicas à Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ao Instituto Politécnico Nacional (IPN) e à Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo (UAEH), instituição com a qual Ana Beatriz firmou um acordo de intenções, para cooperação acadêmico-científica no âmbito da UFSCar. Além das visitas, reitoras e reitores se reuniram com a coordenação da União de Universidades da América Latina e do Caribe (UDUALC), buscando fortalecer ações em prol da integração Latino-Americana.
Para a Reitora da UFSCar, a missão promovida pela ANDIFES foi muito produtiva. “Tratam-se de dois países com afinidades culturais e econômicas muito parecidas, com governos que compartilham projetos semelhantes em prol do desenvolvimento, da soberania nacional e do bem-estar de suas populações. Nesse sentido, há bastante afinidade entre o fazer acadêmico-científico das universidades, gerando um ambiente favorável à cooperação em prol das duas nações”.
Ana Beatriz de Oliveira também destacou sua satisfação em representar a ANDIFES na missão. “Além da visita produtiva, foi também satisfatório ter tido a oportunidade de representar a ANDIFES quando construímos uma proposta de cooperação bastante profícua com a ANUIES - associação mexicana equivalente”.