Reitora da UFSCar se reúne com a Prefeitura Municipal de São Carlos

Durante o mês de fevereiro, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira se encontrou com diferentes representantes da Prefeitura Municipal de São Carlos para articular parcerias entre poder público e UFSCar.

Durante o mês de fevereiro, a Reitoria da UFSCar realizou duas reuniões com a prefeitura de São Carlos, para dialogar sobre pautas que demandam a atenção do governo municipal e articular possíveis parcerias. No primeiro encontro, realizado em 7 de fevereiro, o prefeito Netto Donato, a professora Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-Reitora, e a professora Ana Beatriz de Oliveira, Reitora, se encontraram no Paço Municipal. A segunda reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria no dia 13 de fevereiro, e contou com a presença de Junior Zanquim, Secretário Municipal do Clima e Meio Ambiente, Robson Parzanes, Secretário Municipal Adjunto do Clima e Meio Ambiente, e o professor José Galizia Tundisi, assessor do prefeito.

“Nós realizamos uma visita de cortesia ao prefeito Netto Donato neste início de mandato, para apresentar possibilidades de colaboração da UFSCar com o município nas áreas de saúde, educação e tecnologia. Também trouxemos questões importantes que afetam nossa comunidade como o atendimento em saúde, sobretudo de nossos estudantes, além do transporte público", declarou a professora Ana Beatriz, ao avaliar o encontro com o prefeito ocorrido na primeira sexta-feira de fevereiro. A reunião teve como pautas educação, saúde, cultura, meio ambiente, mobilidade urbana e transporte público. 

Ao abordar a situação da saúde em São Carlos, a Reitora apontou a necessidade de aprimoramento do fluxo de atendimentos do SUS, para contemplar também a população estudantil. Ana Beatriz salientou que, em muitos casos, quando estudantes têm dificuldade de acessar os serviços de saúde do município, eles recorrem ao Hospital Universitário (HU) sem o encaminhamento da rede, necessário para dar continuidade ao atendimento. Ainda ao dialogar sobre a saúde, a professora apresentou a possibilidade de realizar parcerias entre UFSCar e município, para implementar novos serviços nas estruturas do HU, garantir a atuação dos profissionais dos programas de residência na UFSCar na rede e fortalecer a Unidade Saúde Escola (USE). 

O transporte público também esteve em pauta. Ao ter contato com as dificuldades de acesso ao campus, lotação dos ônibus e escassez das linhas, que impactam diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela UFSCar, o prefeito Netto Donato se mostrou empenhado em entender os contratos e procurar caminhos de melhoria. 

No âmbito da educação, o diálogo se voltou para o Colégio de Aplicação da UFSCar (CAU), o fortalecimento dos espaços de práticas dos estágios curriculares para estudantes de licenciatura e a expertise que a Universidade possui na área da Educação Especial. 

Ao tratar do meio ambiente, da mobilidade urbana e da cultura, Ana Beatriz, Maria de Jesus e Netto Donato, conversaram sobre a preservação dos segmentos de cerrado, o acesso ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a duplicação da rodovia Guilherme Scatena, a implantação de ciclofaixas, a revitalização da Pista da Saúde e as obras na barragem do Monjolinho.

A segunda reunião, realizada no dia 13 de fevereiro, também discutiu o andamento dos trabalhos em relação à barragem. A Reitora Ana Beatriz recebeu Junior Zanquim, Robson Parzanes e José Galizia Tundisi para dialogar sobre o projeto, em fase de construção, de descomissionamento da barragem e renaturalização da paisagem, que vem sendo discutido com a comunidade interna e será apresentado ao Conselho Universitário quanto estiver finalizado. “Foi muito importante receber a nova gestão da Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente e ter a reafirmação de que seguiremos contando com a prefeitura na definição deste processo, que é da UFSCar, mas impacta de forma importante o município”, avaliou a professora ao final do encontro.