Reitora discute políticas públicas e inovação na educação superior em reunião da Andifes
Nos dias 18 e 19 de novembro, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Vice-Presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Beatriz de Oliveira, participou da 208ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada em Brasília. O encontro reuniu reitores das universidades federais para discutir temáticas envolvendo políticas públicas, avaliação, inovação tecnológica e marcos regulatórios que envolvem diretamente a educação superior pública.
No Primeiro dia, em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), houve o seminário “Política Nacional de Educação Superior (PNEDS)”. O evento abordou a discussão de orientações, análises e projeções voltadas ao fortalecimento dessa política.
No segundo dia, o Conselho Pleno intensificou o diálogo em torno da PEC 32/2020, referente à Reforma Administrativa. Participaram da mesa o coordenador do Fórum de Gestores de Pessoas das Instituições Federais de Ensino (Forgepe), Ícaro Duarte Pastana, e o consultor legislativo de Administração Pública e Direito Administrativo da Câmara dos Deputados, Rafael Amorim. Na mesa, Rafael Amorim, que esteve envolvido na elaboração da proposta, expôs os aspectos centrais da reforma e respondeu às questões levantadas pelos reitores.
Na tarde do mesmo dia, a Andifes recebeu a diretora substituta de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Suzi Mesquita Vargas, para dialogar sobre exames e avaliações nas universidades federais. Posteriormente, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho Silva, apresentou boas práticas sobre o uso de inteligência artificial e de tecnologias na gestão das universidades federais.
Entre os avanços, Silva destacou a integração da IA ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que reduziu em até 20 horas semanais o tempo de análise de processos, além da criação de um Hub de Agentes Inteligentes para suporte administrativo e acadêmico. Também foram implementadas ferramentas de acompanhamento da trajetória estudantil e de integração de sistemas de assistência, permitindo identificar dificuldades pedagógicas e antecipar intervenções. Por fim, o reitor enfatizou que o domínio da IA nas universidades é questão de soberania e apresentou diretrizes para uma adoção ética e estratégica da tecnologia.
O encontro foi encerrado com uma discussão sobre a regulamentação da Política de Educação a Distância. O debate foi conduzido pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, pelo ex-coordenador da Comissão de Graduação (Cograd), Eduardo Cezari, e pelo diretor de Regulação da Educação Superior do MEC, Daniel de Aquino Ximenes. A atividade discutiu diretrizes, desafios regulatórios e a relevância de revisar o marco normativo da Educação a Distância (EaD), considerando a expansão da modalidade e a necessidade de garantir qualidade e compromisso público na oferta dos cursos.
183ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes
Nos dias 22 e 23 de outubro, a Reitora Ana Beatriz também participou da 183ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes. Os principais temas discutidos no encontro foram as políticas de inclusão e acessibilidade nas universidades federais e a retomada da Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando, iniciativas entendidas como fundamentais para o aprimoramento da educação superior pública.
No primeiro dia, foi apresentado o seminário “Inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nas instituições de educação superior”, organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão da Andifes em parceria com o Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi). O evento discutiu o crescimento das matrículas por cotas e o aumento da presença de estudantes com deficiência nas universidades federais, mobilizando discussões sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento das políticas inclusivas.
No segundo dia de reunião, destacou-se a participação da deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), que apresentou o Projeto de Lei nº 760/2025, voltado à recomposição orçamentária das universidades federais. Além disso, discutiu-se o firmamento do Termo de Cooperação Técnica entre o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Andifes para a realização da Pesquisa Nacional sobre o Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais. Outra pauta importante foi a implementação da política de cotas em concursos públicos para docentes.