Reitora participa de encontro com parlamentares e presidente da EBSERH em Brasília
A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, participou na última semana de um encontro em Brasília com mais de 60 deputados e deputadas federais e senadores, em um café da manhã realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), onde foram apresentadas as pautas prioritárias para o sistema federal de universidades aos parlamentares.
No encontro com os parlamentares, a Reitora agradeceu à deputada federal Sâmia Bomfim, pelas duas emendas por ela destinadas à UFSCar, sendo uma para a construção do observatório no Campus Sorocaba e outra para fomentar um projeto de promoção da saúde mental. Ambas deverão ser utilizadas em 2023. Os recursos destinados pela deputada se somarão à emenda destinada pelo então deputado federal Paulo Teixeira, agora Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para que a UFSCar possa atuar na promoção de saúde mental e combate à violência. A Reitora também esteve com o deputado federal Vitor Lippi para iniciar uma conversa com vistas à elaboração de um plano de ação para os próximos dois anos para a região de Sorocaba e Lagoa do Sino. Saiba mais sobre o encontro na página da Andifes.
Com relação ao orçamento 2023, a Reitora informou que os recursos estão com o Ministério da Educação (MEC), mas que ainda não foram alocados para as universidades. O anúncio deve ser feito pelo MEC com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Assim que houver a definição do orçamento, a proposta da sua alocação será apresentada à comunidade, a partir do Conselho de Administração (CoAd) e Conselho Universitário (ConsUni).
Acompanhada do superintendente do Hospital Universitário (HU-UFSCar), o professor Fábio Neves, a Reitora participou também de um encontro com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, em que tratou das demandas do HU-UFSCar, como, por exemplo, de duas obras que estão em andamento e precisam de recursos para prosseguirem, bem como da necessidade de contratação de pessoal para que novos serviços que já possuem a estrutura física possam ser oferecidos à comunidade.