Reitora participa de seminário da Andifes sobre Interdisciplinaridade, Inclusão e Excelência no Ensino Superior
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, participou, nos dias 15 e 16 de junho, do Seminário Interdisciplinaridade, Inclusão e Excelência no Ensino Superior, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e UFSCar.
O encontro marcou o encerramento de um ciclo, iniciado em novembro de 2023, com o intuito de debater diferentes aspectos da universidade do futuro, seus avanços e desafios. A programação contou com mesas com os temas “Inovação em Projetos e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”, “Inclusão com Excelência no Ensino Superior, “Pesquisa, Extensão e Inovação” e “Tecnologias, Educação e Inteligência Artificial”. As mesas foram mediadas pela Reitora da UFSCar e podem ser assistidas na página Andifes (disponível neste link).
“O seminário foi muito rico pela diversidade dos temas abordados e pelas reflexões e propostas compartilhadas entre as instituições. A presença do presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, no evento foi importante para consolidar a identificação dos desafios no financiamento de ciência, tecnologia e inovação e na formação em nível superior, que vamos enfrentar neste novo ciclo que se inicia. A UFSCar está acompanhando todo esse processo de discussão, incluindo a necessidade premente de transformação do ensino, da interdisciplinaridade, flexibilização dos currículos e inclusão, e vai continuar atuando a partir de suas reflexões internas e também dos fóruns da Andifes”, disse a Reitora.
No encontro, também foi realizada a reunião do conselho pleno da Andifes que, dentre outros temas, debateu e aprovou referenciais e diretrizes para o orçamento 2024 das universidades federais, tendo como objetivo um projeto de desenvolvimento econômico para o Brasil com a contribuição fundamental das universidades federais. Leia sobre a reunião na página da Andifes.
“A partir da reunião, ficou claro que, no orçamento de 2024, ainda teremos dificuldades de aplicar a matriz de distribuição orçamentária, porque as universidades estão em descompasso com o período acadêmico concluído, por conta da pandemia. O entendimento que ficou é de que a matriz precisa ser atualizada a partir das novas demandas que têm surgido. Outro ponto destacado foi a necessidade de reajuste no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PANES), e há a sinalização do Ministério da Educação (MEC) de que isso aconteça no próximo ano. Para além do PNAES, foi evidenciada a necessidade de recomposição adequada do orçamento para o próximo ano”, acrescenta a Reitora.