Reitora participa do Conselho de Reitores da AUGM em debate sobre os desafios da educação pública
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, participou entre os dias 26 e 28 de novembro, do Conselho de Reitores do Grupo Associação de Universidades de Montevidéu (AUGM), sediado na Universidade de Valparaíso, no Chile.
A programação do encontro contou com o Seminário: Universidade, Sociedade e Estado: “O rumo dos novos desafios da educação pública a caminho da CRES +5 ”, o seguimento da Conferência Regional de Ensino Superior – CRES +5 e discussões acerca de um convênio para promoção de mobilidade com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com a Reitora, o programa vai permitir o financiamento para intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as universidades da AUGM e as universidades públicas do Brasil. A Reitora conta ainda que a pauta incluiu temas importantes para as universidades da associação, a partir da discussão sobre universidade, sociedade e Estado, sobre o papel da ciência e da tecnologia e os desafios da Educação Superior Latino-Americana.
“Falamos das perspectivas, ameaças e desafios do século XXI para as universidades públicas Latino-Americanas e discutimos também sobre memória e direitos humanos, finalizando com uma bela homenagem em memória dos estudantes detidos pelo regime militar chileno no ano em que o golpe militar no Chile completa 50 anos. A preservação da memória é o primeiro passo para evitar que barbáries como essa se repitam”, disse a Reitora.
O próximo encontro de reitores da AUGM será realizado em março de 2024, na Bolívia.