Reitora recebe Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para firmar parceria em tecnologia assistiva
A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, acompanhada da Chefe de Gabinete, Lourdes de Souza Moraes, e da Secretária da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Natália Sevilha Stofel, recebeu o Secretário de Estado de São Paulo dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos da Costa, e o assessor especial, Ignácio Maria Poveda Velasco, para falar sobre uma parceria da UFSCar com a secretaria estadual para a promoção da inclusão social a partir do desenvolvimento e produção de tecnologia assistiva.
Na ocasião, as autoridades falaram sobre como o Estado de São Paulo tem buscado parceria com as universidades estaduais e agora federais, para o enfrentamento dos desafios envolvendo a inclusão das pessoas com deficiência, a partir da produção do conhecimento e do desenvolvimento e produção de tecnologias assistivas. Para isso, a secretaria já está em articulação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para o apoio com o financiamento de pesquisa, além da aproximação com empresas para o desenvolvimento dos produtos.
A Reitora explicou que a UFSCar foi convidada a integrar essa iniciativa e que, a partir do convite e da oficialização da parceria nas próximas semanas, o primeiro passo será fazer uma reunião aberta, no dia 9 de maio, com todas as pessoas da comunidade UFSCar com atuação na área, para mapear a produção da Universidade na temática. Os dados serão utilizados pela secretaria para articulação das ações no âmbito estadual. “Nós temos muita produção nessa área, em várias frentes como saúde, educação e tecnologia. Poder transformar esse nosso conhecimento e experiência para a elaboração de políticas públicas e ações que possam chegar a um público ampliado é a principal forma de contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência”, comentou.
Nos próximos dias, a secretaria irá enviar à Universidade a documentação para a parceria e a Reitora irá se reunir com os diretores de centro e servidores que trabalham diretamente com o tema para iniciar o mapeamento e definir como pode ser realizada a contribuição da UFSCar.