Reitora se reúne com secretários municipais de São Carlos para encaminhamentos referentes à barragem do Rio Monjolinho

A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, recebeu os secretários municipais de São Carlos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, para dar continuidade às discussões referentes ao trabalho para elaboração de projeto contemplando o descomissionamento da barragem do Monjolinho.

A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, recebeu os secretários municipais de São Carlos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Orlando Mengatti Filho, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, para dar continuidade às discussões referentes ao trabalho para elaboração de projeto contemplando o descomissionamento da barragem do Monjolinho e a renaturalização da paisagem do entorno e de áreas interligadas no Campus São Carlos.

O grupo gestor da barragem tem avançado de maneira importante, principalmente a partir da capacitação do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades, do World Resources Institute (WRI), para a qual a UFSCar foi uma das entidades selecionadas pelo edital. O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana. O projeto de descomissionamento da barragem do Monjolinho foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos,

“Além da participação no projeto, a atuação conjunta com a Prefeitura Municipal é fundamental dada a relação que o tema guarda com o Município, tanto no que se refere à bacia hidrográfica quanto no uso do espaço pela comunidade do Município. Tivemos uma conversa bastante produtiva e devemos avançar conjuntamente na busca de recursos para financiar o projeto, tão logo esteja finalizado e aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni)”, disse a Reitora.