Reitoria da UFSCar esclarece que não há negociação em andamento para campus em Piracicaba
A Administração Superior da UFSCar recebeu nas últimas horas notícias publicadas na imprensa de Piracicaba sobre sugestão do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, de possibilidade de instalação de um campus da Universidade em Piracicaba, nas dependências do antigo Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A sugestão foi apresentada em reunião de Alckmin com parlamentar da região e representante de setores industriais de Piracicaba.
A Reitoria compartilha com a comunidade universitária que, neste momento, não há nenhuma negociação em andamento entre a UFSCar e o Ministério da Educação (MEC) sobre o tema. Em abril deste ano, docentes aposentados da UFSCar com vínculo com a Unimep – os professores Valdemar Sguissardi e Bruno Pucci – procuraram a Reitoria para apresentação de projeto que visa ocupar as instalações do Campus Taquaral com oportunidades de formação em áreas ausentes na região, possivelmente com a participação de universidade federal. Sguissardi e Pucci integram a coordenação de movimento em prol da criação de uma universidade federal em Piracicaba. Desde então, não houve nova tratativa sobre o assunto.
Na noite de ontem, com o recebimento das notícias mencionadas, e diante das várias demandas urgentes relativas a passivos na instalação de cursos e campi já existentes – instalados no Reuni e outros momentos de expansão –, bem como outros decorrentes do déficit orçamentário dos anos recentes, a Reitoria imediatamente acionou a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, para reiterar essa situação e solicitar esclarecimentos.
Desde já, nos comprometemos a compartilhar com a comunidade novas informações que viermos a receber e, sobretudo, reiteramos o compromisso de que qualquer tomada de decisão sobre o tema, assim como todas as outras relativas aos rumos da nossa instituição, é e sempre será concretizada nos espaços colegiados da UFSCar e em amplo diálogo com toda a comunidade universitária.