Reitoria e a SRInter recebem delegação da Universidade de Kentucky
A Reitoria e a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar receberam na última quarta-feira (17/4), uma delegação da Universidade de Kentucky, dos Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer parcerias e ampliar o acordo de cooperação entre as instituições.
A colaboração abrange atividades de pesquisa e mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, com foco em estágios de pesquisa nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Machining Learning, Materiais e Restauração de Sistemas Hídricos.
"Através desta parceria, estamos abrindo portas para oportunidades de pesquisa inovadoras, intercâmbios acadêmicos enriquecedores e o compartilhamento de conhecimentos entre nossas comunidades acadêmicas. A troca de experiências e a colaboração conjunta em projetos de alto impacto ampliam nossos horizontes e elevam o padrão de excelência em educação e pesquisa”, disse Márcio Weber Paixão, Secretário da SRInter.
“Estamos confiantes de que esta parceria com a Universidade de Kentucky será frutífera e duradoura, trazendo benefícios mútuos e contribuindo para o avanço da ciência e da educação de nossa instituição”, acrescentou.
Além das reuniões com a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e com o secretário da SRInter, Márcio Weber Paixão, a delegação, liderada pelo Diretor Executivo de Cooperação Internacional & Pesquisa da Universidade de Kentucky, Tim Barners, encontrou-se com os pró-reitores da UFSCar, e com o docente Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito, do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular, que já desenvolve projetos colaborativos com a instituição americana.
Durante a visita ao Departamento de Engenharia Elétrica, a delegação teve a oportunidade de conhecer as pesquisas em aplicações de aprendizado de máquina e processamento de sinais para redes elétricas inteligentes, especialmente em dispositivos de instrumentação e monitoramento.
A programação também incluiu uma visita ao Departamento de Engenharia Civil, onde a delegação foi apresentada às pesquisas em restauração de sistemas hídricos afetados por atividades agrícolas, urbanas ou de mineração, além de outros estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar.