Reunião com diretores de centro e chefias de departamento apresenta prestação de contas parciais do ProDin

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Dados foram apresentados pela Vice-Reitora e Presidente do CGP, Maria de Jesus Dutra dos Reis

A Vice-Reitora e Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), Maria de Jesus Dutra dos Reis, realizou ontem (5/5) uma reunião com os diretores de centro, chefes de departamento dos quatro campi e o Comitê de Fiscalização e Acompanhamento, para prestação parcial de contas dos investimentos aplicados em ações do Projeto de Desenvolvimento Institucional (ProDIn) para o Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 na UFSCar, a partir dos recursos oriundos dos departamentos.

A Vice-Reitora compartilhou com todos os presentes os fatores que mobilizaram a implementação do projeto, como o corte no orçamento para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a necessidade de a UFSCar avançar nas ações de vigilância epidemiológica e dar suporte às ações do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), bem como apoio à inclusão digital dos estudantes. Em sua apresentação, fez um histórico sobre todo o processo, incluindo a aprovação do projeto, definição das demandas a serem atendidas com os recursos e um descritivo a respeito do empenho dos recursos.

"Esses recursos têm sido fundamentais para implementarmos algumas ações para atender algumas das principais necessidade que surgiram com a pandemia, e nada mais importante do que apresentar aos representantes dos centros e departamentos, que viabilizaram a destinação dos recursos, o que já foi feito até o momento", salientou a Vice-Reitora.

No total, os departamentos destinaram cerca de R$ 2 milhões para o projeto, dos quais aproximadamente R$ 1,5 milhões já foram empenhados. As demandas viabilizadas com esses recursos, aprovadas pelo CGP e pelo Comitê de Fiscalização e Acompanhamento, incluem a aquisição de testes para a Covid-19, assinatura da plataforma digital G-Suit, da Google, ferramenta para as atividades no formato online, o pagamento de bolsa de inclusão digital para estudantes de graduação e pós-graduação e para a execução das ações de vigilância epidemiológica, e aquisição de materiais complementares para o Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), como a ampliação do acervo digital.

Também foram investidos recursos para a adaptação de infraestrutura, aquisição de equipamentos de proteção individual e para a contratação de intérprete de Libras para as ações do ENPE e as reuniões dos conselhos superiores.

O projeto está disponível para acesso de toda a comunidade universitária pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo número SEI 23112.017409/2021-36.