SeGEF celebra 30 anos com exposição de projetos recentes
A Secretaria de Gestão de Espaço Físico (SeGEF) celebra os seus 30 anos de atividades, neste mês de maio, com o lançamento da exposição Projetos e Obras, que retrata em detalhes os projetos da secretaria em realização em 2022 e 2023. A exposição pode ser visitada na Biblioteca Comunitária (BCo) do Campus São Carlos de segunda a sexta-feira das 8 horas às 21 horas. Nos próximos meses a exposição vai percorrer os demais campi. Além da exposição, os 30 anos serão comemorados com outras atividades como roda de conversa e encontros, a serem divulgados.
A Secretária-Geral da SeGEF, Luciana Márcia Gonçalves, informa que a secretaria está gerenciando vinte projetos de obras licitadas e em andamento nos quatro campi para serem entregues até o final de 2023. A iniciativa marca a retomada das obras que tiveram seu ritmo bastante reduzido nos últimos anos por conta da pandemia da Covid-19 e, principalmente, pela falta de recursos, causada pelo orçamento deficitário das instituições federais de Ensino Superior. As obras estão sendo realizadas com base em um levantamento minucioso das demandas de projetos de obras na Instituição. Saiba mais na página Gestão UFSCar.
“É muito importante para nós compartilhar com a comunidade parte do nosso trabalho, que se inicia nos projetos e vai até a finalização da obra. A Secretaria tem focado em três frentes de trabalho com alta demanda: obras de acessibilidade, reformas para adequação de combate a incêndio e reformas e novas edificações para uso acadêmico. A grande parte dos recursos para a realização dessas obras é provenientes de Emendas Parlamentares de 2022 e incluímos a fase 1 da rede cicloviária do campus São Carlos”, comentou.
Histórico
A SeGEF surgiu da reestruturação do antigo Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF), instituído em 1993, com objetivo de consolidar a expansão dos espaços físicos dos Campi existentes na época (São Carlos e Araras) em consonância com o planejamento institucional. A nova unidade instituída à época foi desvinculada da Prefeitura Universitária, que desde a Portaria GR Nº 146 de 04 de abril de 1991 possuía dentro da sua estrutura organizacional a Divisão de Desenvolvimento Físico.
A unidade oferece suporte à tomada de decisão de implantações de edifícios e expansão dos Campi, considerando as demandas locais de crescimento, bem como as demandas oriundas de agências e órgãos de fomento (FINEP, FAPESP e outros). Além disso, têm atendido às crescentes demandas de acomodação física dos usuários dos quatro Campi no que diz respeito às adequações de ambientes construídos, como reformas e adaptações de prédios de modo a promover a melhor qualidade de uso e ocupação. Saiba mais sobre a exposição e as atividades da SeGEF na página da secretaria.