Sexto encontro do Pibid-UFSCar reúne centenas de pessoas no Florestan Fernandes
Com o tema "Olhares e vozes da parceria escola-universidade", aconteceu, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no último sábado (25/03), o sexto Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFSCar).
O evento reuniu autoridades, centenas de profissionais e alunos da área de Educação da região e ressaltou a importância da colaboração estabelecida entre a Universidade e a rede pública de Ensino, desde 2008.
O pró-reitor de Graduação, Ademir Donizeti Caldeira, esteve presente na mesa de honra junto à coordenadora de gestão do Pibid-UFSCar, Márcia Regina Onofre, o secretário municipal de Educação, Nino Mengatti, a dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, a coordenadora de subprojeto na área de Letras do Pibid-UFSCar, professora Isaura Valencise Gregolin, e a coordenadora institucional do Pibid-UFSCar, a professora Isabela Custodio Talora Bozzini.
De acordo com Márcia Regina Onofre o projeto expõe a importância da coletividade, do trabalho em grupo e da colaboração. “É com enorme satisfação que abro este Encontro que reforça a interação entre a Universidade a rede pública de ensino desde 2008. Uma parceria estabelecida que promove a elaboração de projetos, planejamento conjunto, atividades, troca de experiências, saberes, conhecimentos, reflexões e transformações, tanto para os licenciandos - a quem o projeto se destina - quanto aos professores das escolas e docentes da UFSCar”, falou Márcia em seu discurso.
O Pibid, entretanto, realizou durante esses anos grupos de trabalho, oficinas, reuniões, artigos e eventos que buscam a melhoria na educação em todos os níveis de ensino do país envolvendo os professores da rede pública, os bolsistas, licenciados, supervisores, coordenadores da área e os alunos da Educação Básica.
A coordenadora institucional do Programa, Isabela Bozzini, disse que cerca de seis mil alunos estão envolvidos no Programa que foi responsável por criar uma nova ‘cultura’ na educação pública. “Temos recuperado o hiato entre a educação pública da universidade e da escola”, disse.
Para o pró-reitor Ademir Caldeira, a Reitoria, por meio da ProGrad, estará sempre apoiando o projeto que incentiva, também, a formação inicial de professores. “50% dos nossos alunos vieram das escolas públicas e essa porcentagem reforça a importância que programas como esse têm na educação do país. Além de levar os nossos alunos para dentro das escolas de educação básica, queremos também que esses alunos venham para a Universidade. Sendo assim, estamos programando alguns eventos e encontros para que isso ocorra, como, por exemplo, uma possível feira de ciências, já para o segundo semestre”, disse Caldeira.
Após solenidade de abertura, representantes das escolas públicas de São Carlos apresentaram os resultados do Programa em suas unidades.
Sobre o Programa
O PIBID - UFSCar foi criado em 2008 com o objetivo de desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades que auxiliem na formação inicial dos licenciandos e na formação continuada dos professores da Educação Básica, bem como incidam de forma positiva na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da escola.
Sendo assim, cada subprojeto participante desenvolve atividades tanto no âmbito específico de sua área como também atividades interdisciplinares.
Atualmente, conta com 37 supervisores da Educação Básica, 260 bolsistas licenciandos e mais de 40 docentes da Universidade, entre coordenadores de área e orientadores.
Mais informações podem ser vistas através do site do Pibid-UFSCar.