SIGA: Novo sistema online integrado de gestão acadêmica permitirá novas funções e maior eficiência

Em funcionamento desde meados de 1998, o ProGradWeb, sistema de controle acadêmico de graduação na UFSCar, será substituído pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). O SIGA integrará o ProGradWeb com o Nexos, sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e permitirá mais funções, além de realizar as atuais com mais agilidade. O SIGA será desenvolvido por uma empresa a ser contratada por meio de licitação; porém, a Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar tem uma participação ativa nesse processo de elaboração. “Decidimos utilizar todo o conhecimento adquirido nos quase 15 anos de funcionamento do ProGradWeb. Por isso, trata-se de um processo de reengenharia do sistema atual para contemplar as novas demandas e utilizar tecnologias mais modernas”, explica Antônio Francisco do Prado, Secretário Geral de Informática. Motivada pelas demandas de diversos setores da Universidade, a equipe técnica da SIn realizou vários estudos para identificar as necessidades não contempladas pelo sistema atual, principalmente junto a todas as instâncias da Pró-Reitoria de Graduação (coordenadorias de Desenvolvimento Pedagógico, de Ensino de Graduação, do Vestibular e Divisão de Controle Acadêmico) e à Secretaria de Educação à Distância (SEaD). A SIn também analisou as tecnologias mais recentes e os sistemas de outras universidades, com o objetivo de traçar a “espinha dorsal” do SIGA. Além de integrar os sistemas anteriores e os bancos de dados, o SIGA contemplará os cursos de graduação com organização curricular diferenciada (atualmente Medicina, Terapia Ocupacional e os cursos na modalidade de educação a distância). Em breve terá início o processo licitatório para contratação da empresa que desenvolverá o sistema com o acompanhamento da SIn. “Os estudos realizados serviram de base para prepararmos o termo com todos os pré-requisitos do sistema. Conforme forem sendo apresentadas versões preliminares do SIGA, a SIn requisitará a adição de novas funcionalidades. Adotamos uma metodologia de desenvolvimento ágil, por etapas, para termos versões cada vez mais completas e refinadas. Trabalhamos também para que a interface seja amigável e facilite o acesso do usuário”, explica Prado. O resultado será um sistema integrado mais rápido e com estrutura flexível, que permitirá futuras expansões e aprimoramentos. Após a etapa de desenvolvimento inicial, a SIn assumirá a manutenção e a atualização do sistema, o que facilita e diminui o tempo de realização de mudanças e garante que o conhecimento aplicado no desenvolvimento fica em poder da Universidade. A previsão é de que em um ano a versão final do SIGA esteja disponível para todos os usuários.