SIn reúne equipes de todos os campi em encontro de planejamento
No dia 5 de abril, o conjunto de profissionais da Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar atuantes nos quatro campi da Universidade passou o dia reunido no Campus São Carlos, em encontro de planejamento que, dentre outros objetivos, deu início a um processo de reestruturação organizacional e administrativa da Secretaria. “A SIn passou por uma reestruturação em 2014, mas, neste momento, sentimos a necessidade de padronizar e uniformizar a linguagem e padrões de atendimento entre os campi, de estabelecer normativas válidas para os quatro campi e alinhar expectativas em relação aos serviços e à atuação da Secretaria. Além disso, a própria estrutura é bastante fragmentada, e avaliamos como relevante agregar as pessoas por núcleos, para aprimorar interfaces e facilitar o diálogo”, relata a Secretária de Informática, Claudia Alves de Souza Mello.
No encontro do início de abril, o período da manhã foi dedicado à integração entre as pessoas que fazem parte da equipe, a partir de breves apresentações. À tarde, aconteceu o debate em grupos de trabalho, divididos de acordo com as coordenadorias previstas na proposta de reestruturação: Sistemas; Websites e Hospedagem; Atendimento ao Usuário; Operações; Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação; e Núcleo de Computação Científica. A partir de agora, esses grupos continuarão realizando encontros semanais - presenciais e a distância -, para definições relativas ao conjunto de atividades próprias de cada área, e uma nova reunião geral está prevista para acontecer em junho.
Gustavo Mastrodomenico, único servidor do Departamento de Serviço de Internet do Campus Lagoa do Sino, ressalta a oportunidade de troca de experiências com o grupo de colegas ao falar sobre a reunião realizada em São Carlos. “São pessoas que têm anos na área, no serviço público, que certamente já vivenciaram problemas e desafios que nós viremos a enfrentar. Com isso, podemos inclusive nos antecipar a esses problemas e, assim, aprimorar o atendimento à comunidade do Campus”, avalia. Josiane Del Bel Rimerio, do Departamento de Redes do Campus Araras, destaca, além do aprimoramento do atendimento à comunidade, a oportunidade de melhorias também no trabalho cotidiano do conjunto de servidoras e servidores da SIn. “A minha expectativa é que a padronização de procedimentos nos auxilie no atendimento às demandas. Às vezes, nós recebemos demandas e demoramos a compreender como podemos atendê-las. Com a padronização, será mais fácil saber o caminho a seguir”, registra. “Além disso, acho muito importante a integração das equipes, pois às vezes há pessoas com quem falamos sempre ao telefone, mas nunca encontramos. Quando conhecemos as pessoas, fica mais fácil tirar dúvidas, por exemplo”, avalia.
“O trabalho nos grupos deverá proporcionar um diagnóstico, um retrato da situação atual, de demandas recorrentes, para planejar o futuro, definir o conjunto de atividades em cada área e, assim, formular o novo regimento das atividades da Secretaria. Esta é necessariamente uma construção coletiva, que depende do comprometimento de toda a equipe”, afirma a Secretária. A continuidade do trabalho é uma das principais expectativas de Antonio Carlos Farrapo Junior, do Departamento de Suporte Computacional do Campus Sorocaba. “Minha expectativa é que os grupos continuem com essa proposta integrada de trabalho, com visitas periódicas a todos os campi, pois a troca de experiências é de suma importância para o aperfeiçoamento em nossos processos internos e, assim, nos serviços prestados a toda a comunidade acadêmica. Essa oportunidade de reunir a equipe foi muito importante, para conhecermos os processos de trabalho adotados em São Carlos e para termos a possibilidade de expor aos colegas algumas peculiaridades existentes em nosso campus. Por isso, gostaria de parabenizar a nova gestão da SIn e, particulamente, a Secretária”, registra.
Texto: CCS UFSCar/Mariana Pezzo