Tecnologias para ambiente digital de ensino são foco de formações realizadas pela SEaD

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Formação mais recente foi para as ferramentas do Google Workplace for Education Plus (Foto: FreePik)

A Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) tem desempenhado um papel essencial de suporte à comunidade universitária neste período de pandemia da Covid-19 que, dentre os inúmeros desafios, impôs a necessidade do distanciamento físico e a consequente adaptação, em um curto espaço de tempo, do ambiente de ensino presencial para o virtual, com o uso de ferramentas online para as aulas e demais atividades de docentes e estudantes.

"Como parte de suas atribuições, a SEaD sempre ofereceu formação aos docentes para a modalidade de Educação à Distância (EaD) e para o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas. Esse tipo de formação é essencial para que os docentes ganhem autonomia no uso de tecnologias, podendo aprimorar e inovar sua prática pedagógica", explica a secretária geral da SEaD, Cleonice Maria Tomazzetti.

A mais recente foi a formação de docentes para as ferramentas do Google Workplace for Education Plus, a partir de nova aquisição de licença feita pela Secretaria Geral de Informática (SIn). Essa licença trouxe novas funcionalidades, aprimorando os ambientes virtuais de ensino, com o aumento da capacidade das salas do Classroom e do Meet, mais possibilidades de interação com os usuários por meio da disponibilização de enquetes, lousa interativa, recurso de pergunta e resposta e salas temáticas no Meet, continuidade do recurso de gravação das aulas síncronas e emissão de registro de participantes da aula no Meet.

Para apresentá-las, a SEaD organizou, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Bedu.Tech, duas ações de formação. A primeira ação foi um treinamento de 20 horas oferecido pela Bedu.Tech para um pequeno grupo de servidores da UFSCar, entre eles técnico-administrativos da SEaD, da SIn, do SIBi e professores convidados, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2022.

Também foram promovidas apresentações gerais, via Google Meet, sobre as novas funcionalidades voltadas aos docentes da UFSCar. As gravações das apresentações podem ser consultadas na Sala de Assessoria Pedagógica disponíveis neste link.

Priscila Bianchi, vice-coordenadora da Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas da SEaD, enfatiza a importância dessa iniciativa: “Aprender a usar de forma cada vez melhor as tecnologias que estão disponíveis possibilita aos docentes a realização de novas práticas pedagógicas, por vezes inovadoras, tanto agora no ensino remoto quanto depois do retorno das atividades presenciais”.

Desde o início da pandemia, a SEaD organizou diversos materiais (disponíveis neste link) para docentes e estudantes, buscando apoiá-los em suas atividades docentes e formativas.
Além disso, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, organizou uma Sala de Assessoria Pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem Moodle (acesso via autoinscrição neste link), a fim de estabelecer um canal de interlocução, partilha de aprendizagens e diálogo sobre possibilidades de desenvolvimento das atividades de ensino não presencial emergencial na UFSCar.