UAC avança para se tornar Colégio de Aplicação da UFSCar

O processo de transformação da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) para Colégio de Aplicação da UFSCar deu um importante passo, tendo sido aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni), em reunião ordinária realizada na última sexta-feira (23/2).

O processo de transformação da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para Colégio de Aplicação da UFSCar deu um importante passo, tendo sido aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni), em reunião ordinária realizada na última sexta-feira (23/2). Com isso, a Unidade deixa de ser vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e passa a ser vinculada ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).

Aprovada internamente, agora a proposta segue para ser apresentada ao Ministério da Educação (MEC), com o intuito de que a mudança seja oficializada. A proposta de mudança e as normativas para o regimento interno do Colégio de Aplicação da UFSCar aprovadas pelo ConsUni foram elaboradas por um Grupo de Trabalho formado por servidoras e servidores vinculados ao CECH, ProACE, UAC e com representação do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) e do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas (CoC-CECH). O Grupo de Trabalho elaborou a minuta de regimento do Colégio de Aplicação que foi aprovado junto ao ConsUni.

Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, explica que a iniciativa atende a Portaria MEC n. 959, de 27 de setembro de 2013, que estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às universidades federais.

“Essa aprovação oficializa internamente a mudança da UAC para Colégio de Aplicação e marca um importante avanço na sua trajetória, fortalecendo todo o trabalho de excelência que realiza com a Educação Infantil. Agora, ela terá uma normativa específica enquanto Unidade de Educação Básica e receberá um orçamento próprio. Outro ponto positivo é a possibilidade de potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão com a Unidade e também a possibilidade de fortalecer outras áreas da educação, como uma expansão futura para a Educação Fundamental e de Ensino Médio”, conta.

Com a aprovação interna, o processo segue agora para negociação junto à Secretaria de Educação Superior do MEC, para a oficialização da mudança. “Essa mudança poderá nos trazer mais investimentos e incentivos para a aplicação das práticas pedagógicas desenvolvidas na UFSCar, aumentando ainda mais a excelência do ensino oferecido pela Unidade”, disse a Diretora da UAC, Irai Maria de Campos Teixeira.