UFSCar capta R$ 23 milhões junto à Finep para infraestrutura em pesquisa
A UFSCar, através da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), acaba de captar R$ 23.201.986,42 junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da chamada de Centros Nacionais Multiusuários, voltada para a melhoria da infraestrutura para pesquisas na Universidade.
O recurso conquistado, a partir de esforços conjuntos da ProPq, Reitoria, e de pesquisadores do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE-DeMa) e outros departamentos, vai ser investido para a modernização do LCE, um laboratório multiusuário voltado para a caracterização estrutural e microestrutural de materiais. Pedro Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa, avalia que o LCE possui destaque nacional e projeção internacional que contribui de forma exemplar para a realização de trabalhos de ponta, contribuindo para a o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação. “O investimento a ser realizado pela Finep, constitui-se em uma excelente destinação de recursos públicos”, acrescenta.
“Temos utilizado todas as oportunidades de financiamento público para manter os equipamentos em condições de uso e de modernização. Essa chamada Finep foi mais uma oportunidade de modernização, com a característica especial de envolver vários grupos de pesquisa da UFSCar com interesse em diferentes equipamentos multiusuários, de forma a consolidar a continuidade da atuação do LCE como um Centro Nacional Multiusuário”, disse Walter José Botta Filho, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e um dos responsáveis pela elaboração do projeto.
Com o recurso, serão adquiridos seis novos equipamentos de grande porte para o Laboratório, sendo dois microscópios eletrônicos, um de varredura e um de transmissão, para realizar a caracterização de materiais em escala nanométrica, para estudos nas áreas de Engenharia de Materiais, Física e Química, e outros equipamentos para o Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS), nas áreas de Ecologia, Química e Ecologia Ambiental.
O professor do DEMa ressalta a fundamental participação de pesquisadores de diferentes departamentos da Universidade, que obtiveram cartas de apoio de 45 grupos de pesquisa, de vários pesquisadores estrangeiros, e de diversas empresas, para a definição dos equipamentos a serem adquiridos, bem como a construção das justificativas científicas para a conquista do recurso.
Moacir Rossi Forim, Coordenador de Infraestrutura para Pesquisa na ProPq, conta que o projeto abrange grupos de pesquisa da UFSCar e de outras universidades, e vai consolidar a infraestrutura atual; permitir a continuidade no uso e desenvolvimento de novas técnicas de análise estrutural e analítica com resolução espacial na faixa sub-nanométrica; incrementar a divulgação e disponibilização dessas técnicas a pesquisadores de todo o País e ao setor de inovação tecnológica, que necessitem de caracterização nano-estrutural avançada para desenvolvimento de novos materiais e dar continuidade de formação de recursos humanos, através de treinamento, cursos de formação e de atualização de microscopistas para usufruírem ainda mais das facilidades do LCE.
A UFSCar já encaminhou toda a documentação necessária para a Finep para a formalização do convênio para que o recurso seja liberado e a aquisição e instalação dos equipamentos, bem como a capacitação das pessoas que irão utilizá-los, ocorra nos próximos oito meses.
“Além do aumento da capacidade de análises, com os equipamentos poderemos gerar artigos e resultados de vanguarda do conhecimento, uma vez que são equipamentos de ponta, trazendo também inovação, novos produtos e patentes”, destaca ele.