UFSCar e CIEE dialogam sobre parcerias entre as instituições

Reitoria e Coordenadoria de Estágio e Mobilidade da UFSCar se encontraram com o Centro de Integração Empresa-Escola na capital paulista.

Nesta quinta-feira, 10 de julho, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira e o Coordenador de Estágio e Mobilidade da UFSCar, Fernando Petrilli, se reuniram com o Comitê Executivo do CIEE na cidade de São Paulo. Estiveram presentes o Chief Executive Officer (CEO) do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Humberto Casagrande, o Superintendente Executivo do CIEE, Marcello Gallo, o Superintendente de Administração e Finanças do CIEE, Luis Henrique Fiume Fragiacomo, a Superintendente de Ação Social e Filantropia Maria Nilce Mota, e o Gerente de Marketing e Customer Relationship Management (CRM), Felipe Pinheiro Lima. O encontro foi motivado pela percepção de que iniciativas recentes do CIEE e ações da UFSCar possuem afinidades. Entre essas iniciativas, destaca-se o projeto “Somos CIEE”, conduzido por uma organização sem fins lucrativos que é apoiada pelo CIEE e apoia estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A reunião foi articulada pela Coordenadoria de Estágio e Mobilidade da UFSCar (CEM), que já possui um relacionamento institucional com o CIEE. Fernando Petrilli explicou que “a proposta do encontro foi apresentar para a Universidade frentes comuns de atuação de ambas as Instituições, entre elas o projeto Somos CIEE, um projeto de filantropia deste agente de integração, destinado a garantir bolsas de permanência para estudantes no ensino superior”. A partir de doações, o projeto oferece auxílio para pagamento de bolsas permanência para estudantes de graduação. Petrilli complementa que durante o encontro “discutiu-se a possibilidade de parceria entre as duas instituições para trazer a oferta de bolsas do Somos CIEE a estudantes da UFSCar”.

CIEE e UFSCar também dialogaram sobre a importância dos estágios e possíveis apoios do CIEE para ampliar as oportunidades ofertadas aos estudantes dos quatro campi da UFSCar. Além disso, discutiu-se a possibilidade de parceria nas ações em prol da inserção curricular da extensão. Como um centro de integração Empresa-Escola, a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, avalia que há potencial para a aproximação de cenários que ampliem a ação extensionista, sobretudo na área de Exatas e Tecnologia. 

“A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) nesse momento discute a criação de um programa estratégico para ampliar a inserção curricular da extensão e ficamos entusiasmados com a possibilidade de parceria com o CIEE, que tem uma excelente capilaridade nos territórios de atuação da UFSCar e, portanto, pode apoiar a Universidade em prol da integração com o setor público e privado. Trabalharemos para que as possibilidades identificadas na reunião amadureçam e se concretizem ", ressaltou a Reitora. 

Prêmio Ponte para o Trabalho 2025

Em maio de 2025, a CEM participou da segunda edição do Prêmio Ponte para o Trabalho, um evento que tem como objetivo reconhecer e valorizar instituições de ensino médio, ensino técnico e ensino superior que promovem ações de apoio a jovens no mundo do trabalho, em especial aquelas que enfatizam o estágio como ferramenta de transformação.

Durante a atividade, a equipe da Coordenadoria de Estágio e Mobilidade, Fernando Petrilli e  e Humberto Casagrande, que é egresso da primeira turma do curso de Engenharia de Produção da UFSCar, tiveram um primeiro contato. Desde então, as instituições começaram um diálogo a fim de encontrar novas formas de parceria.