UFSCar e Prefeitura de Ibaté assinam protocolo de intenções

Em encontro realizado na Reitoria da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira e Ronaldo Rodrigo Venturi formalizaram parceria entre Universidade e Prefeitura Municipal.

Na última sexta-feira (23/5), a Reitora Ana Beatriz de Oliveira recebeu o Prefeito Ronaldo Rodrigo Venturi para celebrar a assinatura de um protocolo de intenções entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura Municipal de Ibaté. Estiveram presentes no encontro a Chefe do Gabinete da Reitoria, Lourdes de Souza Moraes, o Secretário de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico, Reginaldo dos Santos Souza, e o Secretário de Governo, Fábio Gomes.

O documento formaliza o início da parceria entre a universidade e o município, com o objetivo de criar e implementar ações voltadas para cinco segmentos: Educação e Pesquisa, Extensão Universitária, Desenvolvimento Social e Econômico, Capacitação e Formação Profissional e Construção de Políticas Públicas. 

A partir do trabalho conjunto, a UFSCar e a Prefeitura de Ibaté pretendem desenvolver pesquisas acadêmicas e projetos de extensão que envolvam a população do município, ofertar cursos e oficinas com foco na qualificação profissional, implantar ações destinadas à redução das desigualdades sociais e da vulnerabilidade social e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas. 

Os programas e projetos elaborados serão operacionalizados por convênios, acordos de parceria ou termos de cooperação técnica específicos. Além disso, as ações serão organizadas a partir de onze áreas temáticas estratégicas, como saúde, desenvolvimento social e econômico, planejamento, trabalho, cultura, esporte e lazer, inclusão e direitos humanos. 

Para garantir a execução das futuras ações, o protocolo de intenções determina algumas responsabilidades para cada um dos órgãos envolvidos. À UFSCar cabe o desenvolvimento de projetos voltados para as necessidades do município; a disponibilização de recursos humanos, como professores, discentes e técnicos; o compartilhamento de conhecimentos; e a realização de estudos de viabilidade técnica dos projetos elaborados. 

Em contrapartida, o município de Ibaté deve disponibilizar espaços físicos, materiais e equipamentos; apoiar institucionalmente a execução dos projetos, com recursos financeiros; permitir que a UFSCar tenha acesso às comunidades alvo das ações planejadas a partir do protocolo de intenções; e divulgar o documento para os órgãos desconcentrados da administração do município.

“A UFSCar tem se dedicado a estabelecer parcerias com as prefeituras próximas aos nossos campi, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas, pois o engajamento com a população e a preocupação com o desenvolvimento local fazem parte da nossa missão institucional. A colaboração com a Prefeitura Municipal de Ibaté pode trazer benefícios mútuos e fortalecer a UFSCar nesse momento estratégico de inserção curricular da extensão”, avalia a Reitora da UFSCar.