UFSCar e Prefeitura de São Carlos firmam parcerias na área da Saúde

Universidade e município celebram termo de cooperação voltado para formação de profissionais e prestação conjunta de serviços de saúde.

Nesta terça-feira (16/12) a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, e o Prefeito de São Carlos, Netto Donato, assinaram um acordo de cooperação interinstitucional voltado à formação de profissionais da saúde e prestação conjunta de serviços de saúde à população são-carlense. Também estiveram presentes no encontro, realizado no Paço Municipal, o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pilha, e a Presidente da Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (COPEPES), Adriana Barbieri Feliciano.

O acordo prevê a participação de docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação, pós-graduação e residentes nas atividades da rede municipal de saúde, por meio da realização de projetos de pesquisa e extensão, ações conjuntas em saúde e projetos assistenciais.

A retomada deste tipo de cooperação, que não acontecia desde 2013, foi possível pela articulação da COPEPES, um colegiado responsável pela regulamentação de normas comuns e articulação de parcerias internas e externas dos departamentos da área de Saúde da UFSCar. O trabalho de aproximação com o município se iniciou com a gestão de Carla Betina Andreucci Polido, docente do Departamento de Medicina (DMed) e teve sequência com a atual presidente, Adriana Barbieri Feliciano, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf). O Núcleo de Extensão UFSCar-Saúde (NuSau), unidade vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) também teve papel central nessa construção, a partir da atuação de Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO).

Para Netto Donato, firmar esse acordo é mais um passo significativo na relação que a UFSCar e a Prefeitura Municipal têm estabelecido. “O trabalho realizado entre a Secretaria de Saúde da Cidade de São Carlos e a UFSCar tem dado resultado. Com o acordo de cooperação assinado hoje, os estudantes estarão mais próximos da nossa rede de saúde”, explica o Prefeito.

A Reitora da UFSCar reforça a importância do acordo, que viabiliza que estudantes dos diferentes níveis de ensino da UFSCar acessem os equipamentos de saúde. “Estudantes de graduação e pós-graduação, que envolvem residências médicas e multiprofissionais, terão acesso aos equipamentos de saúde do município. Com isso, conseguimos capacitar esses profissionais dentro do SUS, vivenciando a realidade de saúde do nosso município. Essa formação é fundamental e está preconizada nos nossos projetos pedagógicos”.

Os diferentes níveis de formação serão levados em consideração no desenvolvimento dos projetos. “O aluno que chega na graduação, entra nas unidades como observador e acompanha processos menos complexos. À medida que avança o curso, a participação se torna mais ativa, até chegar a uma atuação independente, o que ocorre na residência. Quando o residente atua na unidade de saúde, ele já é um profissional, já tem a credencial profissional e ele se soma ao atendimento da Unidade, ampliando a capacidade de atendimento do município. Há uma troca de experiências muito rica nesse processo para todos os profissionais envolvidos”, explica Ana Beatriz.

Durante a reunião, a Reitora da UFSCar anunciou uma deliberação recente do Conselho Universitário (ConsUni), que aprovou a parceria com a prefeitura municipal para implantação de um Centro Especializado de Reabilitação (CER-III) na Unidade Saúde Escola (USE).

Aprovação do CER no Conselho Universitário

Na última sexta-feira, 12 de dezembro, o ConsUni aprovou a proposta de parceria entre UFSCar e Prefeitura Municipal de São Carlos para a implantação de um Centro Especializado de Reabilitação de tipo 3 (CER-III) na USE (Unidade Saúde Escola). Esse tipo de estrutura, que é voltada para reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual, tem grande aderência com o trabalho já realizado na unidade. A proposta também prevê a instalação de uma Oficina Ortopédica junto ao CER, um serviço que visa promover acesso às Órteses, Próteses e meios auxiliares de locomoção. Desde sua concepção a USE conta com espaço físico e equipamentos para dar suporte à atividade dessa natureza, mas a falta de profissional capacitado no quadro de cargos do Ministério da Educação (MEC) nunca possibilitou o funcionamento desta estrutura.

A USE é uma unidade acadêmica multidisciplinar voltada para práticas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos das áreas de saúde da UFSCar, que atua principalmente na reabilitação de pacientes e já é uma referência para a saúde pública de São Carlos. Na atualidade a unidade funciona essencialmente a partir de estágios e projetos de extensão e pesquisa, mas nos últimos anos a UFSCar tem discutido caminhos para o estabelecimento de fluxo de assistência regular, que independe de calendários acadêmicos ou prazos de vigências dos projetos.

Em 2021, a Administração Superior criou um grupo de trabalho (GT-USE) responsável por propor um projeto assistencial para a Unidade e estudar os caminhos possíveis para garantir a sustentabilidade financeira e de pessoal para a garantia do projeto proposto. Sendo uma Unidade estruturada como um serviço de saúde, não há financiamento a partir do Ministério da Educação, o que tem deixado muitas demandas sem atendimento, sobretudo em relação à manutenção da infraestrutura predial. Há também restrição do MEC na reposição da força de trabalho, o que compromete a execução de um projeto que se sustente a partir do quadro de pessoal da USE.

No relatório produzido pelo GT-USE, composto por técnicos da unidade, docentes e estudantes do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS) e do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), o credenciamento da Unidade como CER foi apontado como estratégico para a garantia de recursos de custeio mensal. No entanto, esse credenciamento só seria viável depois de superado o desafio de ampliação do quadro de pessoal da USE. Um estudo técnico de viabilidade indicou que a parceria com a Prefeitura Municipal daria as condições necessárias. Um novo Grupo de Trabalho foi proposto para estabelecer a operacionalização da parceria. Com a aprovação da proposta no âmbito da USE, do CCBS e do Conselho Universitário, a Reitoria da UFSCar dará continuidade ao trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal de São Carlos para que essa estrutura seja implantada na USE a partir do trabalho das equipes técnica e acadêmica, reunidas no novo GT.

“O projeto otimiza os recursos públicos, uma vez que se vale da estrutura já existente na Universidade. Além disso, garante que a gestão se dê a partir da expertise da UFSCar, envolvendo as melhores práticas de reabilitação, baseadas em evidências científicas. Por fim, a parceria garante cenário de prática para os estudantes, na realidade do Sistema Único de Saúde, além de cenários para o desenvolvimento de pesquisa clínica e ações extensionistas, integrando ensino e serviço, conforme preconiza o Ministério da Saúde” ressalta a Reitora Ana Beatriz ao avaliar a parceria.