UFSCar e Universidade de Jiangsu (China) discutem renovação de acordo de cooperação internacional
Na última terça-feira, 24 de junho, a Vice-Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria de Jesus Dutra dos Reis, recebeu uma comitiva da Universidade de Jiangsu (JSU), para tratar da renovação do acordo de cooperação internacional vigente entre as duas instituições de ensino superior. O Secretário Adjunto do Comitê Universitário do Partido Comunista da China, Zhang Jijian, o Diretor do Escritório de Colaboração Indústria-Universidade-Pesquisa, Wang Shaohua, o Decano da Escola de Engenharia Ambiental e Segurança, Xu Hui, e o Vice-Decano da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais, Liu Lei, representaram a universidade chinesa na reunião.
A JSU é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de Zhenjiang (China) que oferece 97 programas de graduação, 45 programas de mestrado, 21 programas de mestrado profissional e 15 programas de doutorado, em diferentes áreas como Engenharia, Agricultura, Ciências, Medicina, Administração, Economia, Filosofia, Direito, Educação, Literatura e Arte. No âmbito da internacionalização, a universidade se preocupa em incentivar a mobilidade acadêmica de discentes e docentes e mantém acordos de cooperação com 247 instituições de ensino superior com 65 países.
UFSCar e JSU assinaram em 2016 o primeiro acordo geral de cooperação, que visava estabelecer parcerias no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação de forma mais ampla. A primeira renovação do pacto ocorreu em 2021 e nesta terça-feira (24/6) a Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Ducinei Garcia, apresentou à comitiva chinesa mais uma proposta de renovação, a ser avaliada e assinada eletronicamente. O Diretor da Divisão de Acordos da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), Marcelo Fila Pecenin, reforçou a importância de que as instituições celebrem também acordos específicos, voltados a áreas de conhecimento de interesse mútuo.
A partir de uma consulta com docentes das Ciências Exatas e Tecnologia, áreas de interesse apontadas pela comitiva chinesa, a SRInter organizou uma rodada de apresentações de projetos desenvolvidos na UFSCar. Os professores Emerson Rodrigues de Camargo, do Departamento de Química (DQ), Filippo Ghiglieno, do Departamento de Física (DQ), Gabriel Dibbern Sacchi e Gláucia Maria Dalfré, do Departamento de Engenharia Civil (DCiv), apresentaram suas pesquisas sobre síntese e caracterização de materiais nanoestruturados e biomateriais, aplicação da computação quântica na Saúde, técnicas avançadas de tratamento de água e uso de materiais compósitos reforçados com fibras (FRP), respectivamente.
Além da apresentação dos estudos em desenvolvimento, a delegação chinesa visitou os Laboratórios de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC), instalado no DQ, de Óptica, Laser e Fotônica (ÓLAF), instalado no DF, e de Caracterização Estrutural (LCE), onde foram recebidos pelo professor Eduardo Henrique Backes, associado ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa).
Ao avaliar a visita à UFSCar, o Vice-Decano da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais da JSU, Liu Lei, afirmou estar “positivamente impressionado com a estrutura dos laboratórios visitados e com todo o investimento feito no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia na UFSCar. É notório como a universidade se dedica também à produção de conhecimento voltado para as indústrias".
A Vice-Reitora da UFSCar encerrou o encontro ressaltando a importância da visita da comitiva chinesa. “Nossa universidade tem buscado expandir suas ações de internacionalização, pois entendemos a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento de uma produção científica de impacto e atual. Apresentar o que tem sido realizado na UFSCar e ter contato com pesquisadores de outras instituições são passos importantes nessa expansão”, afirmou Maria de Jesus Dutra dos Reis.