UFSCar e Universidade Metodista de Angola firmam parceria para cooperação acadêmica e científica
Na última quinta-feira, 12/6, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Metodista de Angola (UMA) assinaram um acordo de cooperação. A cerimônia ocorreu de forma remota e contou com a presença da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, da equipe de gestão e do Reitor da Universidade Metodista de Angola, Tiago Caungo Mutombo, da Secretária Geral de Relações Internacionais da UFScar, Ducinei Garcia, do Chefe do Departamento de Cooperação e Intercâmbio Internacional da UMA, José Bandeira, da Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Ana Cristina Juvenal da Cruz, do Diretor de Convênios da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), Marcelo Fila Pecenin, de João Carlos Massarolo, Coordenador do Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataformas, e Marilde Terezinha Prado Santos, professora associada ao Departamento de Comunicação (DC).
Antes da assinatura do acordo, as duas universidades realizaram apresentações institucionais. A UFSCar foi representada pela Secretária Geral da SRInter, Ducinei Garcia, que retomou a trajetória da instituição, destacando a organização geográfica dos seus 4 campi, seus cursos de graduação e pós-graduação e diferentes áreas de atuação da universidade, em especial nas Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Natureza, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação, Engenharias, Saúde e Gestão.
A Universidade Metodista de Angola foi representada pelo Chefe do Departamento de Cooperação e Intercâmbio Internacional, José Bandeira, que apresentou um panorama histórico da instituição, destacando seus valores e missões. A UMA se dedica à produção científica de qualidade, a projetos de extensão universitária de impacto social e à educação voltada para o desenvolvimento sustentável do país. A instituição também promove diálogos contínuos com as diásporas africanas e assume um compromisso com a busca por novas abordagens de pesquisa, voltadas para a solução de desafios contemporâneos. Para seguir se desenvolvendo, a universidade tem buscado parcerias com outras instituições nacionais e de outros países.
O acordo firmado entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Metodista de Angola prevê a cooperação das instituições especialmente nas áreas relacionadas à Comunicação e Artes, Medicina, Tecnologia da Informação e Comunicação, Sustentabilidade e Ciência da Computação. Um dos pilares dessa cooperação é o desenvolvimento conjunto do projeto "Estúdio de Produção Virtual: inovação em tecnologias de Sustentabilidade Audiovisual", que visa fortalecer a produção acadêmica e tecnológica no setor audiovisual, promovendo práticas inovadoras e sustentáveis.
O Reitor da Universidade Metodista de Angola, Tiago Caungo Mutombo, enfatizou que embora haja desafios legais que envolvam as instituições de ambos os países, a troca de experiências e a formação de doutores são questões essenciais para a UMA. Para o Reitor, a união entre as universidades representa uma oportunidade estratégica para garantir a qualidade acadêmica e ampliar o alcance da UFSCar, buscando não só fortalecer sua atuação com Angola, mas também com o continente africano como um todo. “O presente protocolo de cooperação visa estreitar não só os domínios de ensino, educação científica, extensão e gestão, mas fortalecer a relação histórica entre Angola e Brasil. Com este convênio e a experiência consolidada da UFSCar, podemos avançar com qualidade significativa que a UMA precisa”, destacou o Reitor.
Para finalizar a celebração, Ana Beatriz de Oliveira destacou a importância de fortalecer as relações de parcerias entre os países do Sul Global. A Reitora reforçou a parceria já estabelecida por meio do Programa de Pós-Graduação em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGPCM) e reforçou o compromisso da SRInter em ampliar essas colaborações nacionais e internacionais. “Celebramos o fortalecimento de laços com os nossos parceiros meridionais. A UFSCar compreende a importância de estabelecermos relações de maneira horizontal, que forneçam oportunidades de crescimento para ambas as instituições. Aqui a UFSCar não se coloca em uma condição de superioridade, mas sim de parceira para o desenvolvimento mútuo das nossas universidades”, avaliou Ana Beatriz.