UFSCar integra Rede Nacional de Comunicação Pública

A UFSCar, juntamente com outras 37 universidades federais, passa a Rede Nacional de Comunicação Pública, a partir de projeto de expansão coordenado pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), junto com a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/Andifes).

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), juntamente com outras 37 universidades federais, passa a Rede Nacional de Comunicação Pública, a partir de projeto de expansão coordenado pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), junto com a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/Andifes).

A formalização da expansão aconteceu no dia 17 de outubro, no Auditório do Palácio do Planalto, em Brasília. A UFSCar esteve representada pela Reitora, Ana Beatriz de Oliveira. A assinatura se dá no momento em que a Universidade atua na articulação da implementação de uma Agência Nacional de Comunicação Pública da Ciência e do Conhecimento e se prepara para sediar, junto com a Universidade Federal do ABC (UFABC), o 8º Encontro Nacional do Cogecom, de 8 a 11 de novembro.

“A participação da UFSCar nesta expansão está inserida no planejamento de comunicação integrada, em que a Universidade participa dessa reflexão nacional e das ações para o fortalecimento da comunicação pública e, particularmente, da comunicação pública da Ciência. É importante destacar que qualquer novo projeto de difusão radiofônica ou televisiva, o que está previsto como possibilidade na adesão à Rede, será antes discutido com a comunidade universitária”, registra a Reitora.

“Nós retomamos no último ano uma atuação da UFSCar junto ao Cogecom que remonta aos anos 2000, quando já propúnhamos a criação de uma agência. Essa ideia amadureceu e, hoje, é imprescindível que atuemos em redes, junto às demais universidades, sem o que não temos nenhuma chance de concretizar todo o potencial que tem a Universidade não apenas de contribuir para a qualificação da Comunicação Pública, especialmente da Ciência, no Brasil, mas também de atuar na formação de profissionais capazes de uma relação crítica e, assim, produtiva, com esse ecossistema de comunicação com o qual vivemos hoje”, complementa a Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, Mariana Pezzo, que tem liderado os esforços relativos à Agência junto à Andifes.

O projeto visa fortalecer uma comunicação comprometida com a Ciência, a Educação, o desenvolvimento social e tecnológico, bem como combater a desinformação. A EBC se comprometeu a oferecer todo apoio às afiliadas, incluindo a elaboração de projetos de engenharia, articulação com a Anatel e o Ministério das Comunicações para o licenciamento das estações e a implantação dos canais, bem como com o fomento à visibilidade nacional dos conteúdos produzidos pelas instituições públicas de ensino.