UFSCar ofertará quatro novos cursos no SiSU 2026
Em reunião conjunta realizada no dia 5 de dezembro, o Conselho Universitário (ConsUni) e o Conselho de Administração (CoAd) aprovaram a oferta de quatro novos cursos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os novos cursos serão incluídos na edição de 2026, sendo três deles no campus São José do Rio Preto e um no campus Sorocaba.
No campus São José do Rio Preto, recentemente credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) (link externo), serão ofertadas 90 vagas, todas no período noturno, divididas igualmente em três cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades, e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência Tecnologia e Inovação. O novo campus funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do município.
Já em Sorocaba, serão 40 novas vagas, todas no curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O novo curso foi aprovado pelo ConsUni em setembro de 2025 (link externo) e tinha início estimado para 2027. No entanto, considerando o incentivo do Ministério da Educação para a abertura de novos cursos na área da proposta, o grau de maturidade da proposta e as condições de infraestrutura e recursos humanos já disponíveis, a oferta foi antecipada.
O Centro seguirá acompanhando os editais vinculados ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), a fim de viabilizar futuras expansões. “O MEC informou que, caso a criação da graduação seja oficializada, serão destinadas quatro vagas docentes para o início das atividades. A medida integra a política de incentivo à abertura de novos cursos nas áreas na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática)”, explica a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira.
Os demais cursos que haviam sido aprovados pelo ConsUni em setembro seguirão sendo trabalhados para abertura em 2027. Estes cursos demandam a contratação de pessoal e o aprimoramento da infraestrutura dos centros proponentes, o que torna a inserção no SiSU 2026 inviável. Os conselhos também deliberaram por encaminhar ao MEC a atualização de todas as demandas de expansão, incluindo o ajuste na proporção entre vagas para a ampliação do corpo docente e do corpo técnico, a fim de garantir coerência com os projetos pedagógicos e evitar assimetrias entre unidades acadêmicas.
Por fim, conselheiros e conselheiras aprovaram a criação de um grupo de trabalho coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e pela Secretaria Geral de Informática (SIn), que estruturará a captação de recursos via PBIA. A iniciativa busca fortalecer de maneira integrada a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da UFSCar, necessária para a implantação de novos cursos na área da Inteligência Artificial e para demais ações de ensino, extensão, pesquisa e administração que também avancem nessa direção.