UFSCar participa da edição 2025 do maior evento de relações internacionais das universidades brasileiras, a FAUBAI Conference
Por SRInter
Entre os dias 26 e 30 de abril, a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), realizou, em Brasília, a 37ª edição da FAUBAI Conference, um evento de internacionalização que reúne representantes, gestores e responsáveis pelos assuntos internacionais de instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. A conferência, que neste ano teve como tema “Towards equitable and sustainable partnerships”, é o maior e mais antigo evento dedicado à internacionalização da educação superior no país. A UFSCar esteve presente com a participação da Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, da Secretária Geral de Relações Internacionais, Ducinei Garcia e da Diretora da Divisão para Mobilidade nas Relações Internacionais, Andréia Businaro Forim.
“O encontro reuniu autoridades, profissionais de RI e gestores de diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, claramente comprometidos com o fortalecimento e a expansão da internacionalização acadêmica, considerando que as sessões, mesmo quando simultâneas, estavam sempre lotadas em sua capacidade de dezenas de pessoas”, conta a professora Ducinei Garcia. “Para mim, que assumi recentemente a gestão da SRInter, foi um importante processo de imersão nas discussões para o conhecimento mais aprofundado e para a atualização nos principais temas da área”, acrescentou.
A abertura oficial do evento ocorreu no final do domingo, 27 de abril, com a palestra “Questions the world must answer”, do escritor e cientista político Sergio Abranches, mas já no dia 26 de abril ocorreram sessões prévias para capacitação e networking entre os participantes, valorizando o compartilhamento de experiências de gestão de convênios e de mobilidade acadêmica. Durante a continuidade do evento, os workshops, as palestras e as sessões temáticas abordaram temas fundamentais, como as redes e a construção de uma internacionalização sustentável, gestão prática de um escritório de RI, mobilidade acadêmica, internacionalização em casa, construção de parcerias estratégicas, inovação nos processos internacionais, relações Sul-Sul no contexto da internacionalização do ensino superior, entre outros.
“Participar da Conferência Anual FAUBAI 2025 foi uma oportunidade valiosa para a atualização em programas e projetos de internacionalização na educação superior e para refletir sobre os desafios da mobilidade acadêmica, especialmente em um cenário global em constante transformação e com os estudantes e pesquisadores cada vez mais conectados virtualmente”, declarou Andréia Forim. Ainda adicionou, “mais do que um espaço de aprendizado, o evento proporcionou uma rica troca de experiências e boas práticas entre instituições, além de fomentar o desenvolvimento de redes de colaboração, que certamente contribuirão para o fortalecimento da internacionalização da UFSCar”.
Um exemplo de aproximação favorecida pelas trocas no evento, foi o com a universidade canadense Laval (ULaval). Embora já exista um acordo de cooperação vigente, a articulação entre os setores de relações internacionais de lá e da UFSCar durante a FAUBAI, promoveu ações de busca ativa de pesquisadores, em cada instituição, interessados em realizar parcerias de pesquisa. Na UFSCar isso se refletiu em chamada multicampi realizada pela SRInter no mês de maio, resultando em lista de mais de 30 docentes enviada à ULaval.
O evento contou também com representantes de setores do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), discutindo programas vigentes e em planejamento, com apresentações em sessões regulares e na plenária de encerramento. O Programa CAPES-GLOBAL, lançado recentemente, e o financiamento das ações de internacionalização pelo governo federal fizeram parte dos temas abordados.
Na programação da FAUBAI Conference, todo ano reservam-se sessões fechadas para os dirigentes das instituições públicas de ensino superior, em um dia intitulado President´s Day. A vice-reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, participou das atividades desse dia em 2025. O evento contou com palestras da Secretária Geral da Associação Internacional de Universidades (IAU), Hilligje van´t Land, da Presidente da Associação Europeia para Educação Internacional (EAIE), Sara López Selga, da representante da Associação Internacional de Educação da África do Sul (IEASA), Samia Chasi, e da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. “Fiquei gratamente surpresa quando vi a programação, não apenas pelo elenco de autoridades mulheres, mas também pela representatividade diversa e global que carregam, e mais satisfeita ainda pelo excelente nível das apresentações. Sustentabilidade e equidade nas parcerias, como focos do evento, receberam suporte nas falas. Porém, soaram concretas, de fato, nas intenções, práticas, oportunidades e restrições das políticas de internacionalização de países do Sul Global, a exemplo das estratégias institucionais das universidades sul-africanas, relatadas pela Samia Chasi. Isso reforça a pertinência de continuarmos no processo de fortalecimento das redes de colaboração Sul-Sul dentro das políticas de internacionalização da UFSCar”, concluiu Maria de Jesus.