UFSCar participa do Ranking de Universidades Empreendedoras e convida graduandos para avaliarem a cultura empreendedora da Universidade
A UFSCar está participando do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), iniciativa criada em 2016, pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), com o objetivo de valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil e o compromisso das instituições em oferecer aos estudantes a vivência empresarial ainda no espaço acadêmico.
Para identificar as universidades com o perfil empreendedor, o ranking analisa seis pilares que caracterizam o empreendedorismo no Ensino Superior. São eles: Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura, Capital Financeiro e Cultura Empreendedora.
O ranqueamento da instituição requer atuação conjunta das unidades e dos estudantes de Graduação para o levantamento de dados e participação nas pesquisas de avaliação.
"A UFSCar já realiza um importante trabalho com foco nesses pilares e a valorização das Empresas Juniores é um exemplo disso. Portanto, identificamos como importante participar do ranking para avaliarmos nossos processos e, a partir dele, identificarmos os pontos fortes e o que podemos melhorar para que a UFSCar se torne cada vez mais referência pela sua inovação e cultura empreendedora", disse Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Campus Araras e coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), que está à frente da articulação para a viabilização da participação da UFSCar no RUE.
Para participar do ranking, a UFSCar reuniu um comitê com representantes da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e Agência de Inovação (AIn), responsáveis por levantar as informações referentes a cinco dos seis pilares - Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro - que, posteriormente, serão anexadas à plataforma específica de compilação dos dados de todas as universidades participantes.
Tão importante quanto a atuação das unidades é o envolvimento dos estudantes de Graduação com o RUE, uma vez que cabe a eles apresentar as percepções sobre o pilar Cultura Empreendedora a partir de um questionário online disponível no site do projeto.
Marcelo Ávila, estudante do quarto ano de Engenharia de Materiais e integrante do movimento das Empresas Juniores, explica que é necessária a participação de pelo menos 5% dos graduandos na pesquisa de percepção para que a UFSCar concorra ao ranking. Em número aproximado, considerando as matrículas na graduação presencial e a distância dos quatro campi, é necessária a participação de mais de 750 estudantes.
"O RUE é o único ranking que inclui a percepção da comunidade interna, especificamente a dos estudantes, além dos dados da Universidade. Participar é uma oportunidade do discente contribuir com suas impressões para, além de viabilizar o ranqueamento, aprimorar a cultura empreendedora da UFSCar, contribuindo com seu desenvolvimento", destacou Ávila.
Os graduandos voluntários têm até o dia 26/7 para responder a pesquisa de percepção com foco no pilar Cultura Empreendedora. Após essa data, os dados de todas as universidades participantes serão avaliados e o resultado do ranking revelado em outubro. Para conhecer mais sobre o Ranking das Universidades Empreendedoras (REU), acesse universidadesempreendedoras.org/.