UFSCar realiza encontro com Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos sobre retorno dos estágios presenciais na Rede Municipal de Saúde
A UFSCar, por meio da Assessoria de Articulação em Saúde, realizou na última quinta-feira (14/5) uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos para tratar da liberação dos estágios presenciais obrigatórios dos estudantes dos cursos em Saúde da UFSCar na Rede Municipal de Saúde, que estão suspensos desde dezembro de 2020, conforme decreto da Prefeitura Municipal.
No encontro, que contou com a presença da Assessora de Articulação em Saúde e Docente do Departamento de Medicina (DMed), Carla Andreucci Polido, da Vice-Reitoria, Maria de Jesus Dutra dos Reis, e de docentes de todos os cursos de Saúde, foram apresentadas ao Secretário Municipal de Saúde, Marcos Antônio Palermo, e à sua equipe, as características de cada curso, suas necessidades com relação aos estágios e como podem contribuir com as demandas da Rede nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
"Compreendemos a importância da parceria com os órgão municipais de Saúde, o que é fundamental para a formação dos nossos estudantes e também para o suporte no atendimento à população na rede, por isso, desde o início da gestão, temos dialogado com a Prefeitura para que esse relacionamento seja retomado, nas UBS e USF, e fortalecido", destacou Polido.
Os representantes da prefeitura apresentaram também suas necessidades com relação aos cursos, que, por meio de seus coordenadores e chefes de departamento, colocaram-se à disposição para esclarecer dúvidas e enviar os documentos necessários para a retomada das atividades. A partir do encontro, a Secretaria Municipal de Saúde sinalizou que vai revogar a suspensão dos estágios presenciais em Saúde na Rede, mas não indicou o prazo.
"O encontro foi importante para alinharmos as expectativas e demandas. Aguardamos a revogação da suspensão dos estágios pela Prefeitura, para que os docentes e estudantes que realizam estágio na Rede possam submeter seus planos de contingência ao Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) para iniciar os estágios presenciais de forma segura e contribuindo com a desrepressão do atendimento em Saúde. Seguimos à disposição da Prefeitura para contribuir com a efetividade dessa retomada o quanto antes", destacou a Assessora.
É importante destacar que estudantes e docentes dos últimos anos dos cursos de Saúde já estão realizando atividades de estágios no Hospital Universitário, na Unidade Saúde Escola e na Santa Casa de São Carlos, após terem seus planos aprovados pelo NEVS, e que, através da articulação entre a UFSCar e a Prefeitura, eles foram imunizados para garantir que as atividades sejam realizadas de forma segura, de modo a contribuir com a diminuição da morbimortalidade e com o controle da pandemia.