UFSCar realiza I Encontro Institucional de Gestão Multicampi

A gestão integrada e multicampi, valor transversal para a atual Administração Superior da Universidade, foi o foco do I Encontro Institucional de Gestão Multicampi da UFSCar, que reuniu gestores da Reitoria, pró-reitorias e secretarias, em evento realizado no dia 5 de julho no Campus Sorocaba.

A gestão integrada e multicampi, valor transversal para a atual Administração Superior da Universidade, foi o foco do I Encontro Institucional de Gestão Multicampi da UFSCar, que reuniu gestores da Reitoria, pró-reitorias e secretarias, em evento realizado no dia 5 de julho no Campus Sorocaba.

“Foi um encontro muito produtivo para a troca de experiências e percepções sobre a gestão multicampi, com o objetivo de debater os avanços, desafios e as melhores práticas multicampi entre as unidades e traçar os projetos para o próximo ciclo da gestão”, disse a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira.

O encontro foi idealizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Governança em Redes Multicampi, que é composto por representantes da Pró-Reitoria de Administração (ProAd), prefeituras universitárias e diretorias dos campi, e pelas secretarias gerais de Informática, de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Gestão do Espaço Físico. “No GT nós trabalhamos para encontrar as soluções mais adequadas para os desafios que são enfrentados em todos os campi de forma igual, bem como otimizar processos e sistemas utilizados por todas as unidades”, conta a Diretora do Campus Sorocaba e integrante do GT, Karina Martins.

A abertura foi realizada pelo docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), Mauro Rocha Cortes, que falou sobre os desafios da gestão multicampi, enfatizando, dentre outros pontos, a importância da confiança entre as equipes, da transparência e do diálogo, para um modelo de trabalho que seja de fato integrado e multicampi.

O destaque do encontro foi a apresentação das experiências, desafios e perspectivas das unidades. Um representante de cada unidade apresentou as informações gerais do seu setor referente à estrutura organizacional, os desafios e os avanços realizados.

Dentre as ações apresentadas, estão as da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) que compartilhou o projeto de centralização do Departamento de Ensino de Graduação (DEG), a partir da revalidação de diplomas e da tutoria do Programa de Atendimento Acadêmico aos Estudantes de Graduação (PAAEG). Com relação aos desafios para a gestão multicampi, a ProGrad destacou a mobilidade acadêmica e a realização de grandes eventos de graduação para os quatro campi.

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) evidenciou ações como a inserção curricular, a política cultural e a promoção de ações de extensão que têm sido idealizadas e implementadas de forma multicampi. Já a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), mostrou como exemplo de gestão multicampi o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), a gestão de bolsas de assistência estudantil e a articulação em saúde mental. As apresentações de todas as unidades podem ser conferidas neste link.

A expectativa é que o próximo encontro seja realizado em novembro, no Campus Araras.