UFSCar recebe comitiva da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil
Na última quarta-feira, 6 de agosto, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos, Ana Beatriz de Oliveira, recebeu uma comitiva da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) para discutir a possibilidade de aproximação entre as instituições no desenvolvimento de pesquisas.
Estiveram presentes no encontro o Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, o Assessor de Relações Institucionais e Comunicação Social da DGDNTM, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, a Encarregada do Núcleo de Inovação Tecnológica da DGDNTM, Comandante Virgínia Rodrigues Pereira e Encarregado da Divisão de Imprensa da DGDNTM, o jornalista Edwaldo Costa, representando a Marinha do Brasil.
Além da Reitora Ana Beatriz de Oliveira, a comitiva da UFSCar foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pedro Sérgio Fadini, pela Diretora de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar, Patrícia Villar Martins, e pelo Assessor Institucional da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, Rogério Gianlorenzo.
A visita teve como objetivo aproximar a área de pesquisa da Marinha do Brasil, das instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo, a fim de identificar interesses comuns e estabelecer parcerias entre as Instituições Científicas, Tecnológicas e Inovação (ICTS) do órgão de defesa e os centros acadêmicos e grupos de pesquisas das universidades públicas paulistas.
O Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, reforçou que a Marinha tem se empenhado em construir essas parcerias especialmente em áreas voltadas para o estudo de materiais avançados, oceanografia, meteorologia, inteligência artificial, meio ambiente e recursos naturais, arquivologia e pesquisa histórica.
A comitiva da UFSCar apontou áreas de atuação em que a UFSCar possui um grande destaque e que podem ser de interesse da Marinha do Brasil, como a análise e a engenharia de materiais, a microscopia, a ressonância magnética, a ecologia e os recursos naturais, a inovação, a produção de etanol e a segurança pública. A Reitora Ana Beatriz reforçou que a universidade tem iniciado um processo de discussão também sobre a ampliação da área da inteligência artificial e ressaltou o trabalho que a Agência de Inovação da UFSCar faz com a administração de patentes, de licenciamentos ativos de tecnologia e de royalties.
As instituições seguirão em contato por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da UFSCar e do Núcleo de Inovação Tecnológica da DGDNTM. Para a Reitora da UFSCar, o diálogo entre as instituições pode ser de grande valia para o país. “O estabelecimento de parcerias entre instituições federais é muito importante. A Marinha do Brasil e as universidades federais podem trabalhar em conjunto não só para garantir a segurança nacional, mas também para aprimorar e desenvolver tecnologias que levem o desenvolvimento social, econômico e sustentável para a sociedade brasileira. É também uma parceria em prol da nossa soberania”.