UFSCar recebe egresso Edinaldo Rodrigues, especialista em saúde indígena, para aprimorar ações de saúde mental indígena

A saúde mental universitária é pauta central da atual gestão administrativa da Universidade e, para avançar em políticas e cuidados às pessoas da comunidade, a  Universidade recebeu na última semana o egresso Edinaldo dos Santos Rodrigues Xucururu, primeiro psicólogo indígena graduado pela UFSCar, Especialista em saúde indígena, para uma troca de experiências e conhecimento a fim de contribuir com o aprimoramento das ações de política de saúde mental na UFSCar voltada aos estudantes indígenas.

A saúde mental universitária é pauta central da atual gestão administrativa da Universidade e, para avançar em políticas e cuidados às pessoas da comunidade, a  Universidade recebeu na última semana o egresso Edinaldo dos Santos Rodrigues Xucururu, primeiro psicólogo indígena graduado pela UFSCar, Especialista em saúde indígena, para uma troca de experiências e conhecimento a fim de contribuir com o aprimoramento das ações de política de saúde mental na UFSCar voltada aos estudantes indígenas.

Em um primeiro encontro de Edinaldo Xucururu com a Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Djalma Ribeiro Junior, a coordenadora da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM), Sabrina Ferigato, Caroline Carvalho (CASM) e o secretário da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Marcus Vinícius Batista Nascimento, foi apresentado um panorama geral das ações de saúde mental da Universidade. Além disso, foi abordado como o conhecimento de Edinaldo pode ajudar na escuta e nas adequações necessárias na política de saúde mental dos estudantes indígenas, a partir da escuta e acolhimento, respeitando os saberes indígenas, da humanização da Universidade no cuidado de sua comunidade e na promoção de espaços de formação de servidores de forma contínua.

Sabrina Ferigato explica que a presença e o conhecimento do Edinaldo irão contribuir com a inclusão de novos saberes, de estratégias e da tradição dos povos originários na construção das ações para que a coordenadoria possa atuar em diversas frentes em uma construção decolonial da política de saúde mental para os estudantes indígenas. “A conversa com os estudantes e com os profissionais de saúde também foram fundamentais para que possamos ser mais acolhedores e assertivos nas nossas propostas”, destacou.

Além da reunião com a Reitoria, a programação contou com uma roda de conversa com estudantes indígenas organizada em parceria com o Centro de Culturas Indígenas (CCI), e encontros de educação com os técnicos da saúde e assistência social que atendem nos 4 campi, bem como com docentes do Departamento de Psicologia.

“Recebi com muita alegria o convite para vir à UFSCar, onde me formei há dez anos, para poder contribuir com a saúde mental dos estudantes indígenas. A partir dos encontros e de conversas sobre a realidade dos estudantes, pudemos pensar em estratégias de cuidado da saúde e de formação aos profissionais de forma a conhecerem melhor e respeitarem a diversidade dos povos indígenas presentes na Universidade. Além disso, conversei com os estudantes sobre a importância de criarmos estratégias para viverem de forma saudável nesse ambiente cultural diferente do seu”, contou Edinaldo.