UFSCar tem três novos cursos de pós-graduação aprovados pela CAPES

A UFSCar teve três novas Avaliações de Propostas de Novos Cursos (APCN) de pós-graduação aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São eles: doutorado em Gerontologia, doutorado em Imagem e Som e o mestrado profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGCOM).

A UFSCar teve três novas Avaliações de Propostas de Novos Cursos (APCN) de pós-graduação aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São eles: doutorado em Gerontologia, doutorado em Imagem e Som e o mestrado profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGCOM).

“Os novos cursos aprovados são inovadores, contemporâneos e estão alinhados com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar e com Plano Estratégico da Pós-Graduação, que preconizam a ampliação da atuação da instituição na formação de pessoal de alto nível, na expansão e fortalecimento das pesquisas e no atendimento de demandas da sociedade”, explica Rodrigo Constante Martins, Pró-Reitor de Pós-Graduação.

A próxima etapa do processo para a implementação dos novos cursos é a apresentação para uma comissão assessora, que analisa e revisa as propostas de cada um, indica sugestões de adequação, com o intuito de aumentar a competitividade de cada proposta. Além disso, a comissão elabora um parecer para subsidiar a apreciação das propostas pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPG) e pelo Conselho Universitário (ConsUni). As propostas aprovadas em ambos os colegiados voltam para Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) para homologação e submissão na plataforma Sucupira, explica Eli Angela Vitor Toso, Coordenadora Multicampi de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação.

As propostas de criação de novos cursos são elaboradas por docentes de uma mesma área de atuação, como o objetivo de consolidar os grupos de pesquisa da universidade e ampliar a oferta de cursos a nível de pós-graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento da sociedade atual, em alinhamento com as diretrizes institucionais (PDI – UFSCar e Plano Estratégico da Pós-Graduação).

“A construção das propostas tem o suporte da ProPG, que orienta sobre as diretrizes institucionais, sobre a necessidade de alinhamento com os documentos de cada área de avaliação, sobre os tópicos que devem constar nas propostas e sobre todo o processo de tramitação”, acrescenta Eli.

A Capes avalia quatro quesitos para aprovar as propostas: condições asseguradas pela instituição; proposta do curso; dimensão e regime de trabalho do corpo docente; produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa. Com base no parecer quanto ao mérito, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) delibera pela aprovação ou não aprovação de cada proposta.

Sobre os cursos
O curso de Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma visa formar profissionais de mercado em pesquisa aplicada, atendendo a demanda crescente pela produção de conhecimento teórico e prático e pela formação complementar, em um ambiente em que as práticas de comunicação estão mais dinâmicas e complexas.
O curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) tem como objetivo formar recursos humanos e pesquisadores para atuar na área do envelhecimento humano, atendendo a uma demanda atual e urgente diante dos desafios postos pelo crescimento da população idosa brasileira.

O doutorado em Imagem e Som visa a formação qualificada de pesquisadores, docentes e profissionais comprometidos com o avanço da área de Comunicação no campo de estudos do audiovisual, atendendo tanto uma demanda regional quanto à demanda de outras regiões do Estado e do país.

No início de funcionamento estão previstas anualmente 10 vagas para o mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma, 16 vagas para o doutorado em Gerontologia e 10 vagas para o doutorado em Imagem e Som. No entanto, as propostas preveem o aumento da oferta nos próximos anos, conforme o corpo docente for cumprindo os requisitos de cada área para abertura de mais vagas.

Após a homologação da aprovação na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), as instituições têm até 12 meses para início das atividades. Na UFSCar, as atividades podem ser iniciadas somente após a criação do curso e/ou programa por resolução do ConsUni.