Campus São José do Rio Preto: UFSCar cria novo centro acadêmico e avança no diálogo com o município

A criação do Centro de Artes, Humanidades e Tecnologia (CAHT) foi homologada pelo ConsUni e a subcomissão voltada para a elaboração do curso de Artes Cênicas promoveu um encontro com a comunidade local.

O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) homologou a criação do Centro de Artes, Humanidades e Tecnologia (CAHT) e da Diretoria do Campus São José do Rio Preto (DCamp-RP) na segunda sessão de sua 283ª Reunião Ordinária, realizada no dia 12 de setembro. Na tarde do dia seguinte, 13/9, a subcomissão responsável pela elaboração do curso de Artes Cênicas, uma das opções do segundo ciclo do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes, realizou o evento “Encontros: construindo juntos o curso de Artes Cênicas da UFSCar campus São José do Rio Preto”.

Homologação do CAHT e da DCamp-RP

Com a criação do Centro de Artes, Humanidades e Tecnologia e da Diretoria do Campus São José do Rio Preto, homologada pelo ConsUni no último dia 12, o processo de implantação do novo campus avança em mais uma etapa. Tanto para desenvolver os cursos de graduação, pós-graduação, programas e ações de ensino, pesquisa e extensão, quanto para alocar servidores recrutados para trabalhar especificamente no campus, é preciso criar uma estrutura administrativa específica.

“Temos várias frentes de trabalho abertas para garantir que o novo campus possa se operacionalizar no próximo ano. Temos comissões e subcomissões trabalhando no desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), estamos desenvolvendo os projetos para a ocupação da área física definitiva e os layouts das áreas provisórias, avaliando o dimensionamento de equipamentos e mobiliários, iniciando o processo de credenciamento dos cursos, elaborando o processo de recrutamento, além de organizar os acordos de cooperação e os regulamentos institucionais”, explicou Danilo Giroldo, Assessor Especial de Consolidação e Expansão Universitária da Reitoria, na reunião ordinária do ConsUni.

“Todo o trabalho que estamos realizando demanda a criação do centro, pois logo receberemos as vagas, determinaremos as funções e precisaremos criar procedimentos acadêmicos, não só para a conclusão dos próprios PPCs, como também para vincular os cursos, as turmas ofertadas e as pessoas lotadas no novo campus”, completou o Assessor.

Durante a reunião, Rogério Fortunato, Secretário Geral da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), reforçou o parecer favorável à proposta, reforçando que “a criação de novos centros acadêmicos e diretorias de campus está respaldada no Estatuto e no Regimento Geral da UFSCar e a proposta dá continuidade ao processo de implantação do campus, já autorizado e deliberado pelo ConsUni em outra ocasião”.

A criação do CAHT também foi pautada na 76ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CoAd), realizada em 26/9. Em consonância com a decisão do colegiado máximo da instituição, conselheiras e conselheiros do CoAd homologaram a constituição do novo centro acadêmico da UFSCar.

Encontro em São José do Rio Preto

Uma das subcomissões citadas pelo Assessor Especial de Consolidação e Expansão Universitária da Reitoria na 283ª Reunião Ordinária do ConsUni é responsável pela elaboração do projeto pedagógico do curso de Artes Cênicas, parte do segundo ciclo do BI em Artes, já aprovado pelo Conselho Universitário (link externo).

Para dialogar com a comunidade geral e com a classe artística de São José do Rio Preto, o grupo de trabalho composto por Lucia Lombardi, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, Homero Kaneko, dramaturgo e diretor teatral da Companhia Hecatombe, e Suzana Viganó, Professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), realizou, em 13 de setembro, o evento “Encontros: construindo juntos o curso de Artes Cênicas da UFSCar campus São José do Rio Preto”.

A atividade, realizada no Centro Cultural Vasco, em Rio Preto, teve como objetivo dialogar com a população rio-pretense sobre o novo campus, os cursos propostos e, em especial, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Artistas independentes, estudantes interessados, representantes de coletivos artísticos, docentes da região, diretores teatrais, e representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Fundação Educacional de Fernandópolis, de secretarias de cultura da região e do Serviço Social do Comércio (SESC) estiveram presentes no encontro.

“As falas altamente qualificadas dos profissionais de Teatro presentes foram fundamentais para marcar as expectativas em relação ao curso e para contextualizá-lo de forma coerente com a forte tradição teatral da região de São José do Rio Preto, que tem, dentre outras manifestações, mais de meio século do FIT Rio Preto [Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto], um dos mais importantes festivais de teatro do nosso país. Ficamos bastante felizes por descobrir que os anseios do povo do Teatro de Rio Preto e região dialogam diretamente com o que nós temos discutido e pensado para a formação de artistas-pesquisadores das Artes Cênicas na UFSCar”, relata Lucia Lombardi.

Ao avaliar o encontro, a docente apontou que os três membros da subcomissão do Bacharelado Interdisciplinar em Artes Cênicas consideraram a atividade “fundamental para o processo democrático de criação do novo campus da UFSCar. Foi uma experiência riquíssima de escuta e trocas com a comunidade artística de São José do Rio Preto, que trouxe perguntas importantes e contribuições valiosas para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Artes Cênicas”.