Inserção curricular da extensão em pauta: Andifes discute o tema em reunião do Conselho Pleno

O seminário “Curricularização da Extensão” marcou o primeiro dia da 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.

Em 23 de julho a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou o seminário “Curricularização da Extensão”. A atividade abriu a 206ª Reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes e contou com a presença de Francisco Brinati, coordenador do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (COEX), de Raiane Assumpção, Reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de Joana Guimarães, Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Com o objetivo de debater os caminhos para avançar na inserção da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, o seminário discutiu algumas diretrizes da Resolução Nº 7/2018 (link externo), publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), com destaque para: a criação de comissões de diagnóstico e acompanhamento da inserção; a articulação da extensão com os instrumentos de planejamento institucional; e a necessidade de atualização dos sistemas de informação das universidades para contemplar também a extensão.

O evento também discutiu dados de levantamento realizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Francisco Brinati, ao explorar o estudo que ainda não foi publicado, apontou que aproximadamente 66% dos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior já têm componentes de extensão nos seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), mas apenas 2,4% concluíram plenamente a inserção curricular da extensão. A própria pesquisa fornece dados importantes para compreender essa dificuldade, como a complexidade do conceito de extensão e a escassez de recursos financeiros e de pessoal.

Para avançar no processo de inserção plena da extensão nos PPCs, o COEX, colégio vinculado à Andifes, está em diálogo com a Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) a fim de desenvolver uma política nacional de financiamento, além de fomentar a articulação de ações extensionistas com diferentes ministérios, discutir a inserção da extensão nos programas de pós-graduação e criar novos critérios de avaliação que contemplem a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação.

As reitoras da Unifesp e da UFSB compartilharam as experiências das universidades com a inserção da extensão na matriz curricular, destacando as diferentes fases do processo e também explorando o papel da extensão na relação das universidades com as comunidades em que atuam. Durante o debate, gestoras e gestores deixaram evidente a necessidade de financiamento e de pessoal para seguir com a curricularização da extensão. Sugeriu-se a criação de um fundo de financiamento específico, além da definição de indicadores que auxiliem as universidades a mostrar como o processo de inserção caminha em cada uma das instituições.

Inserção curricular da extensão na UFSCar

Em novembro de 2023, o Conselho de Graduação (CoG) e o Conselho de Extensão (CoEx) publicaram a Resolução Conjunta CoG nº 2/2023 (link externo), que regulamenta a inserção curricular na extensão na UFSCar. A normativa estipula que as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) devem totalizar no mínimo 10% da carga horária horária total dos PPCs e tipifica três tipos de ACEs que podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação.

No final de 2024, o CoG aprovou 13 novos PPCs que efetivaram a inserção curricular da extensão (link externo) nos cursos de Administração do campus Sorocaba; Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos do campus Lagoa do Sino; e Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Medicina do campus São Carlos.

Os desafios discutidos no seminário “Curricularização da Extensão” também se fazem presentes na UFSCar. Com o objetivo de avançar no processo de inserção na Universidade, o Conselho de Administração (CoAd) aprovou, no dia 25 de julho, a criação da Unidade de Apoio à Inserção Curricular da Extensão (UAICE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). 

Ao apresentar a proposta, o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, explicou que “a nova unidade será vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e se voltará a realizar a articulação entre os territórios nos quais atuamos e as atividades de extensão da Universidade. O objetivo da UAICE é o de fomentar a interação dialógica da UFSCar com diversos setores para construirmos respostas às demandas reais da sociedade”.

No documento discutido pelo CoAd, é possível observar algumas das atribuições da nova unidade, entre elas, o fomento à constituição de grupos multidisciplinares que desenvolvam soluções para problemas reais da sociedade, das comunidades com as quais a UFSCar se relaciona e com o setor produtivo. A expectativa da ProEx é “mobilizar discentes de graduação e pós-graduação, servidores docentes e técnicos administrativos em projetos extensionistas que dialoguem com as necessidades da população”, ressaltou o Pró-Reitor Adjunto.