UFSCar e Prefeitura de São Carlos avançam nas tratativas para implementação de Centro Especializado em Reabilitação na USE

Além de seguir com a reabilitação física, com o CER III a USE passará a oferecer atendimentos nas áreas auditiva e intelectual

Na última sexta-feira, 30 de janeiro, a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, se reuniu com o Secretário de Saúde de São Carlos, Leandro Pilha, para dialogar sobre a implementação do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) na Unidade Saúde Escola (USE). A Diretora da USE, Patrícia Cristina Magdalena, também participou do encontro, que foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2024, o município de São Carlos foi contemplado com R$ 9,3 milhões para implantação de um dos 23 Centros Especializados em Reabilitação previstos pelo Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula. Diante do anúncio feito pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, UFSCar e Prefeitura Municipal identificaram a possibilidade de aplicar o recurso em parceria.

A articulação entre Universidade e município se formalizou em 2025 com a aprovação da implantação do CER III no Conselho Universitário (ConsUni). Um primeiro encontro, com a presença do prefeito Netto Donato, foi realizado em dezembro e desde então as equipes técnicas das duas instituições têm trabalhado para avançar na criação do Centro.

O CER III deve contar com uma equipe técnica ampliada e funcionamento contínuo, independente das férias acadêmicas, para garantir fluxo de atendimento compatível com uma unidade assistencial. Além de manter a referência já consolidada em reabilitação física, o novo Centro também passará a oferecer atendimentos nas áreas auditiva e intelectual, respondendo à crescente demanda por diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na região.

“Com o CER III, a Unidade Saúde Escola amplia sua capacidade assistencial e passa a oferecer novos serviços, consolidando-se como um equipamento estratégico da rede de saúde. Esse fortalecimento também repercute diretamente no ensino, na pesquisa e na extensão realizados na USE, ao ampliar cenários de prática e favorecer a formação e a investigação em contextos reais de cuidado”, comenta Patrícia Cristina Magdalena.

Leandro Pilha destacou que a iniciativa será desenvolvida em duas fases. A primeira prevê a reforma e adequação da USE, de modo a atender às exigências de um CER III. Na segunda etapa, caberá à Prefeitura formalizar a contratualização dos serviços, por meio de convênios, assegurando a integração ao sistema municipal de saúde. O secretário também agradeceu ao prefeito Netto Donato e à Reitora da UFSCar pela cooperação, que classificou como decisiva para o desenvolvimento de São Carlos e para a oferta de um atendimento de excelência à população.

Para Ana Beatriz de Oliveira, a implantação do CER III representa um avanço estratégico para a Universidade, que caminha ainda mais na integração entre ensino, pesquisa e extensão, por seu desenvolvimento junto a um serviço de saúde vinculado à rede municipal. “A iniciativa promove a integração entre formação e prática no SUS, como uma via de mão dupla: nossas diretrizes curriculares determinam a formação de estudantes no SUS e para o SUS, enquanto a inserção direta no serviço nos permite levar a prática baseada em evidências para o cuidado da população. Esse processo todo faz com que os tratamentos sejam mais resolutivos e os currículos ainda mais próximos da necessidade real da sociedade brasileira”, declarou a Reitora.