UFSCar e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto discutem implantação do novo campus

Em reunião realizada no Paço Municipal, universidade e prefeitura dialogaram sobre o apoio municipal no processo de implantação do campus.

Na última segunda-feira, 26 de maio, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira se encontrou com Fábio Candido, Prefeito de São José do Rio Preto. A reunião, que discutiu os próximos passos da implantação do novo campus da Universidade Federal de São Carlos, foi realizada no Paço Municipal e teve a presença de Danilo Giroldo, Assessor Especial de Consolidação e Expansão Universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mauro Alves dos Santos Júnior, Secretário de Planejamento de São José do Rio Preto, Willian Meque, Assessor de Planejamento e Ricardo Nonato, Diretor de Comunicação do município.

Um dos temas abordados no encontro foi o processo de elaboração do documento referência de implantação do campus (arquivo em PDF), organizado pelo Grupo de Trabalho São José do Rio Preto (GT-SJRP). O documento, que reúne a caracterização do território, a síntese das reuniões e audiências públicas realizadas pelo GT-SJRP, o modelo pedagógico e os cursos propostos e planejamento da implantação do novo campus, será apreciado pelo Conselho Universitário da UFSCar na próxima sexta-feira, 30 de maio.

O apoio da Prefeitura Municipal ao processo de implantação do campus também esteve em pauta. A professora Ana Beatriz de Oliveira destacou a importância da parceria, especialmente na construção da infraestrutura básica, como a instalação de vias, energia elétrica, rede lógica e iluminação. O uso de outros espaços existentes no município também foi discutido, em especial do Complexo Swift de Educação e Cultura, um equipamento público que abriga atividades culturais e educacionais, instalado em uma fábrica desativada. Para Danilo Giroldo, o complexo pode abrigar estruturas relacionadas ao Bacharelado Interdisciplinar em Artes, especialmente a Incubadora Cultural e núcleos de extensão que se desenvolvam no campus.

Outro assunto importante tratado no encontro foi a regularização da área destinada ao novo campus. A prefeitura municipal está trabalhando para formalizar a doação para a UFSCar de uma área inicialmente destinada à expansão da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que é contígua ao Instituto Penal Agrícola (IPA) e próxima do Parque Tecnológico. A nova área possui um potencial de expansão maior do que o terreno doado para a UFSCar em 2024 (link externo). De acordo com o prefeito Fábio Candido, Unesp e prefeitura já caminharam com o processo de transferência da área que deve ser encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de São José do Rio Preto.