UFSCar inicia implantação do campus São José do Rio Preto
O grupo de trabalho responsável pela implantação do campus São José do Rio Preto (GT-SJRP) iniciou a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) que serão ofertados no novo campus da UFSCar. A primeira reunião da Comissão Integrada de Elaboração dos PPCs, que envolveu também especialistas convidados, as Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad), Extensão (ProEx), Gestão de Pessoas (ProGPe) e Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi realizada no dia 27 de junho.
Durante o encontro, o Coordenador do GT-SJRP, Danilo Giroldo, explicou a dinâmica de construção dos PPCs, que deve se orientar pelo documento referência aprovado no Conselho Universitário (ConsUni) (link externo) e avançar a partir de subcomissões compostas por técnicos da UFSCar e especialistas em artes cênicas, produção cultural, serviço social, arquitetura voltada para habitações de interesse social, inteligência artificial, ciência de dados e engenharia de manufatura e design. “A construção dos PPCs de cada uma das áreas específicas e dos bacharelados interdisciplinares (BIs) será realizada de forma simultânea, a fim de garantir uma conexão entre todos os projetos. Para isso, fornecemos à cada um das subcomissões referenciais orientadores e exemplos de projetos pedagógicos, que podem auxiliar nessa construção”, explicou Giroldo.
Além da apresentação de cada um dos membros das subcomissões, a equipe técnica da ProGrad e as pró-reitoras de Assuntos Comunitários e Estudantis, de Extensão e de Gestão de Pessoas apresentaram suas considerações sobre os próximos passos na implantação do campus. De forma geral, os diferentes setores da UFSCar estão otimistas com o trabalho, mesmo compreendendo os desafios para garantir o funcionamento do novo campus em 2026. Da perspectiva da ProGrad, o trabalho de construção dos PPCS está sendo bem organizado e a Pró-Reitoria seguirá auxiliando no trabalho, especialmente por meio da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed).
A Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sabrina Ferigato, reforçou a importância de que as estruturas curriculares do novo campus se preocupem com a permanência estudantil em suas diversas dimensões, especialmente nas dimensões acadêmico-pedagógica e simbólica. Já a Pró-Reitora de Extensão, Kelen Christina Leite, apontou como a ProEx pode contribuir com a organização do novo campus, especialmente a partir das estruturas formais de extensão apontadas pelo documento referência: a incubadora cultural, ligada ao BI em Artes, o escritório de assistência técnica e social, ligado ao BI em Ciências e Humanidades, e a pré-incubadora em parceria com o Parque Tecnológico, ligada ao BI em Ciência e Tecnologia. Por fim, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, apresentou as estratégias que estão sendo desenvolvidas para garantir a contratação de docentes e técnicos-administrativos no início do campus.
Visitas técnicas em São José do Rio Preto
Na última quarta-feira, 2 de junho, o coordenador do GT-SJRP, Danilo Giroldo, a Secretária-Geral de Gestão do Espaço Físico, Luciana Márcia Gonçalves, e a equipe da SeGEF, realizaram visitas técnicas ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - campus São José do Rio Preto, à área onde o campus será construído e ao Complexo Swift de Educação e Cultura.
No IFSP e no Complexo Swift as visitas tiveram como objetivo avaliar salas, auditórios, teatros e outros espaços que poderão ser destinados às atividades do novo campus da UFSCar. Já na visita técnica à área que abrigará o campus definitivo, a equipe da SeGEF avaliou o terreno, e iniciou a identificação de pontos que podem, por exemplo, abrigar a construção do pórtico de entrada que, de acordo com o cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deve ser iniciada até o final de 2025.
“As visitas foram essenciais para iniciar o planejamento de ocupação e mapear as necessidades de móveis e equipamentos, com a expectativa de que os espaços estejam prontos para funcionamento já em março do próximo ano”, avaliou Danilo Giroldo.