ConsUni debaterá planejamento para consolidação e expansão de todos os Campi da UFSCar nesta sexta
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, realizou na última quinta-feira, 5/12, reunião com direções dos centros acadêmicos dos quatro campi da Universidade para compartilhamento de informações relativas ao processo de consolidação da atual estrutura e possibilidades de crescimento da Instituição. A conversa trouxe atualizações sobre negociações relativas às obras da UFSCar incluídas no PAC, ao fortalecimento da estrutura administrativa da Universidade, à continuidade dos investimentos para consolidação do Campus Lagoa do Sino e, finalmente, às tratativas referentes à possibilidade de instalação de um campus da UFSCar em São José do Rio Preto.
O potencial novo campus foi anunciado em junho deste ano, em cerimônia no Palácio do Planalto, para apresentação, pela Presidência da República, do chamado Novo PAC, para destinação de R$ 3,77 bilhões em investimentos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dos quais R$ 46.208.532,00 previstos para a UFSCar. Já na ocasião, a Reitora da UFSCar comentou, em vídeo sobre o anúncio, a necessidade de realizar reuniões com o Ministério da Educação (MEC) para negociações relativas às necessidades dos campi já existentes. Ao anunciar as obras previstas, em outro vídeo, Ana Beatriz de Oliveira também detalhou demandas ainda sem equacionamento, e as expectativas para seu encaminhamento.
Na reunião com as direções dos centros, a dirigente compartilhou como, desde então, vêm acontecendo as negociações, sobretudo com a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, e quais devem ser os próximos passos.
Lagoa do Sino
Em julho de 2024, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, participou de cerimônia comemorativa dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, que marcou também anúncio oficial dos investimentos do Novo PAC na UFSCar. Na ocasião, o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) Fábio Grigoletto e a Reitora entregaram ao Presidente e ao Secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, o Relatório do GT que se debruçou sobre as necessidades do Campus para retomada de seu projeto original de implantação. O Relatório traz diagnóstico e demandas sobre a infraestrutura administrativa, acadêmica e normativa; sobre a infraestrutura física; e, também, diretrizes para expansão da oferta de ensino de graduação em Lagoa do Sino.
Na reunião com as direções de Centro, a Reitora relatou que em setembro, diante das solicitações de resposta às necessidades apontadas no Relatório, a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES da SESu-MEC solicitou que a UFSCar entregasse, em intervalo de poucos dias, demanda de vagas docentes e TAs para implantação de três novos cursos, para possível inclusão em projeto de lei que estava sendo encaminhado naquele momento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A proposta do MEC foi retomar a implantação dos cursos em duas etapas: três cursos neste momento e outros três na próxima demanda de criação de novos cargos.
Diante da urgência e, com base nas diretrizes estabelecidas pelo GT no Relatório, a partir de representação do corpo docente e técnico-administrativo do Campus, bem como no diálogo com a direção do CCN, foi estimada essa demanda para a implementação de três novos cursos. Utilizou-se como referência um curso na área de Transformação Ecológica - para formação de profissionais para atuação, justamente, nos processos críticos de transição que a Humanidade deverá enfrentar no futuro breve, como a transição energética, dentre outras - e outro de licenciatura interdisciplinar, com ciclo básico inicial e possível desdobramento em Pedagogia e Educação Especial.
"Não podíamos, claro, perder a oportunidade de incluir as nossas demandas naquele momento, e para isso precisamos tomar decisões rapidamente. Felizmente tínhamos o Relatório do GT para nos subsidiar. Além disso, o detalhamento dessa oferta, bem como a definição dos outros três cursos previstos no projeto original de implantação do Campus Lagoa do Sino, ainda serão objeto de debates a partir de um novo grupo de trabalho, que será criado pelo CCN, e de deliberações nos nossos órgãos colegiados e, a partir deles, com toda a comunidade universitária", esclarece a Reitora.
Novo campus
As negociações para consolidação dos campi já existentes estão sendo feitas de modo articulado àquelas relativas à possibilidade de um novo campus em São José do Rio Preto. Dentre outros condicionantes, a Administração Superior da UFSCar tem colocado como prioridade o fortalecimento da estrutura de gestão institucional, o que deve incluir, além de vagas para novos servidores, cargos comissionados para o exercício adequado dessa gestão.
Na reunião com as direções, além de tratar das obras do PAC, do processo específico de consolidação em Lagoa do Sino e dessa dimensão de reforço na estrutura administrativa da Universidade como um todo, a Reitora indicou ao Campus Araras a relevância de preparação de planejamento também para a sua expansão, se esse for o desejo da comunidade. A conversa retomou diálogo iniciado em julho deste ano, quando a dirigente e outros representantes da Administração Superior participaram de reunião do Conselho do Centro de Ciências Agrárias (CCA) para ouvir demandas e reafirmar o compromisso com o investimento em todos os campi.
Especificamente sobre São José do Rio Preto, Ana Beatriz de Oliveira voltou a compartilhar os contatos que têm sido feitos com a Prefeitura Municipal, para prospecção de possíveis locais para o campus e outras possibilidades de apoio à instalação da Universidade. Esses contatos começaram em 11 de novembro, em reunião da Reitora com o atual Prefeito do Município e outros gestores locais (já reportada no site Gestão UFSCar), e seguiram em reunião pública organizada pela Frente Parlamentar para Implementação da Universidade Federal do Município de São José do Rio Preto, que aconteceu no dia 28 de novembro, com a presença de assessores da Reitoria da UFSCar.
Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o ConsUni foi convocado extraordinariamente para apreciação dos passos já dados e, principalmente, do planejamento para estudos e elaboração de projeto que possa subsidiar o detalhamento das possibilidades e necessidades para implementação de um novo campus da UFSCar em São José do Rio Preto. O documento constante da convocação do ConsUni pode ser acessado no site da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC). Outras informações podem ser obtidas a partir do site Gestão UFSCar.